domingo, 30 de agosto de 2015

Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores/Comunidades apresentado nos EUA

O Diretor Regional das Comunidades afirmou, em Fall River, nos Estados Unidos da América, que o Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores / Comunidades constitui “mais um instrumento de divulgação dos Açores, da sua diversidade sociocultural e de valorização do Povo Açoriano”.

“Através deste sítio podemos percorrer as dezenas de Festas do Espírito Santo que acontecem em todas as ilhas açorianas, bem como as da Diáspora que embarcaram na bagagem dos nossos emigrantes”, frisou Paulo Teves, que falava sábado, na Casa dos Açores da Nova Inglaterra, onde apresentou o novo sítio da Internet que congrega mais de duas centenas de festas dos Açores, Portugal continental, Canadá, EUA, Brasil, Bermudas e Venezuela.

O Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores / Comunidades, disponível no endereço eletrónico www.roteirodesazores.com, é uma iniciativa do Governo dos Açores, desenvolvida através das direções regionais das Comunidades, da Cultura e do Turismo, que disponibiliza inúmeras manifestações em louvor ao Espírito Santo, com a respetiva informação histórica, complementada com fotos ilustrativas da sua realização e evolução ao longo dos anos, bem como os contactos e as datas de celebração.

“Mais do que um mapeamento, é também um importante contributo para a divulgação da história e da realidade cultural dos Açores e da sua Diáspora, bem como um instrumento que estimulará as relações entre os Açorianos e açordescendentes, onde quer que se encontrem”, salientou Paulo Teves, reafirmando que “esta expressiva manifestação de Açorianidade contribui para o reforço e valorização da Portugalidade no mundo”.

“Esta plataforma universal, acessível a qualquer um, não só divulgará a diversidade da nossa oferta turística, na vertente religiosa e cultural, mas também será essencial para a manutenção desta tradição junto das gerações mais novas”, afirmou o Diretor Regional.

“Para o Governo dos Açores, a concretização deste projeto é, de igual modo, uma sentida homenagem aos milhares de Açorianos que, no arquipélago e em diversas partes do globo, têm mantido esta tradição ao longo dos séculos”, destacou Paulo Teves, acrescentando que neste Roteiro é possível encontrar festas que se realizam há mais de 200 anos, como no Brasil, assim como uma festa que se realizou pela primeira vez este ano, numa iniciativa de uma comunidade de açordescendentes na Venezuela.

Para além das Festas, que são pesquisáveis através de um motor de buscas por país, província, estado, cidade ou freguesia, o Roteiro inclui uma parte dedicada à história desta manifestação nos Açores, incluindo os conceitos dos seus diversos símbolos, bem como o áudio do hino do Espírito Santo e respetivas partituras para filarmónicas e coros.

Esta nova plataforma disponibiliza também um conjunto de artigos científicos sobre este tema, da autoria de investigadores de Portugal, Brasil, Canadá e EUA, e possui ligações a diversas áreas dos Açores como a cultura, turismo ou oportunidades de investimento.

Na sua intervenção, o Diretor Regional das Comunidades salientou que este trabalho não está concluído, pois ainda existem inúmeras festas que devem ser introduzidas, possuindo a plataforma um espaço dedicado à sua inserção, incluindo a colocação de fotos e vídeos, pois este é “um projeto que queremos isento de limites de tempo e de espaço”.

“Acreditamos que esta ferramenta contribuirá para a perpetuação do nosso legado junto das gerações vindouras, bem como valorizará as nossas gentes da Diáspora junto de todos aqueles que, não sendo dos Açores, partilham o mesmo espaço geográfico”, frisou Paulo Teves.



GaCS

Sem comentários: