quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Governo dos Açores investe 400 mil euros em nova máquina de gelo no núcleo de pescas da Horta

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje que a nova máquina que está a ser instalada no Porto de Pescas da Horta permitirá "duplicar a produção de gelo em escama" para a conservação do pescado.

“A nova máquina de gelo tem uma capacidade de produção de 15 toneladas diárias e estará a funcionar em pleno no decorrer do mês de setembro”, garantiu Fausto Brito e Abreu, que falava durante uma visita ao local onde decorre a montagem do silo, que terá uma capacidade de armazenamento de 15 toneladas de gelo.

O Secretário Regional salientou que a nova central de produção de gelo representa um investimento de 400 mil euros, sendo “um compromisso do Governo dos Açores para com os pescadores faialenses, que está agora a ser cumprido”.

“O setor das pescas da ilha do Faial tem recebido vários investimentos por parte do Governo Regional”, salientou Brito e Abreu, apontando as obras de instalação de água e luz no cais de acostagem da Horta e a colocação de uma nova grua com capacidade de cinco toneladas no porto do Varadouro, infraestrutura que também recebeu obras de beneficiação este ano.

Fausto Brito e Abreu frisou ainda que “a aposta na rede de frio da Região é uma das prioridades do Governo dos Açores para o setor das pescas, sendo de extrema importância para a valorização do pescado”.

Esta medida, que integra o documento ‘Melhor Pesca Mais Rendimento – Medidas Estratégicas para o Setor da Pesca dos Açores 2015-2020′, apresentado em abril, visa, segundo o Secretário Regional, “contribuir para o aumento dos rendimentos dos profissionais da pesca”.

Até ao final de 2015 serão ainda instaladas novas centrais de produção de gelo na Madalena, no Pico, e na Praia da Vitória e em São Mateus, na Terceira.

Brito e Abreu considerou que “a requalificação de entrepostos frigoríficos e de lotas é fundamental” para o setor pesqueiro da Região, referindo as obras em curso no Entreposto Frigorífico de Ponta Delgada, que representa um investimento de cinco milhões de euros, e nas lotas da Madalena e de Vila do Porto.

Estão também previstas obras de requalificação nos entrepostos frigoríficos da Horta e da Madalena com o objetivo de melhorar a capacidade de resposta às necessidades operacionais ao nível das condições de armazenamento e expedição de pescado.

Anexos:



GaCS

Sem comentários: