quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Luís Cabral destaca adesão das entidades privadas ao Programa de Desfibrilhação Automática Externa

O Secretário Regional da Saúde revelou, em S. Jorge, que o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) “já licenciou seis programas de Desfibrilhação Automática Externa em locais públicos" no arquipélago.

Luís Cabral, que entregou hoje um Desfibrilhador Automático Externo (DAE) na Secção Destacada dos Bombeiros Voluntários do Topo, destacou a "adesão das entidades privadas a este projeto”, criando, assim, condições para o crescimento do Programa Regional de Desfibrilhação Automática Externa (PRDAE), “numa resposta integrada entre entidades públicas e privadas”.

“Desta forma, estamos a garantir o reforço da cadeia de sobrevivência na Região Autónoma dos Açores, uma vez que sete grandes superfícies nos Açores já foram licenciadas pelo SRPCBA e possuem equipamentos de DAE, nomeadamente os hipermercados Continente, mais especificamente nas lojas de Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Horta e Ponta Delgada, o Centro Comercial Parque Atlântico, a loja Decathlon e o BANIF, em Ponta Delgada”, frisou o Secretário Regional da Saúde, acrescentando que as lojas Expert também já se encontram em fase de licenciamento.

O titular da pasta da Saúde adiantou ainda que a companhia aérea açoriana SATA também já está licenciada, frisando que todas as aeronaves estão dotadas de equipamentos de DAE, assim como a ANA Aeroportos, “como forma de garantir a segurança de todos aqueles que se encontram em roteiro de viagem”.

Nesta deslocação a S. Jorge, além da entrega de um DAE na Secção Destacada dos Bombeiros Voluntários do Topo, foram também entregues equipamentos aos bombeiros das Velas e da Calheta, tendo Luís Cabral anunciado que a dotação com DAE das ambulâncias de socorro "em todas as corporações de bombeiros dos Açores e respetivas secções destacadas será uma realidade até ao final de 2015”.

“Na terça-feira ficaram dotadas de DAE as corporações de bombeiros de Santa Maria e de Santa Cruz das Flores, estando previsto, até ao final do ano, a entrega de equipamentos nos concelhos da Povoação, Nordeste e Vila Franca do Campo, na ilha de S. Miguel, nos três concelhos da ilha do Pico, nomeadamente S. Roque, Lajes e Madalena, e na ilha do Corvo”, afirmou.

A aplicação de equipamentos de DAE em todas as ambulâncias de emergência e locais públicos de maior risco no arquipélago compete ao Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, assim como a sua fiscalização, auditorias e monotorização.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: