terça-feira, 18 de agosto de 2015

Novas operações turísticas para a Terceira com potencial de 81 mil dormidas, anuncia Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que a ilha Terceira vai dispor de duas novas operações turísticas durante o próximo inverno IATA, com um potencial de geração de 81 mil dormidas, através da vinda de mais de 11 mil turistas oriundos dos EUA e Espanha.

Vítor Fraga, numa intervenção na cerimónia de assinatura de protocolos entre a Associação de Turismo dos Açores e os operadores turísticos, salientou que estas operações com dois mercados emissores prioritários terão, previsivelmente, um efeito dinamizador no turismo em todo o Grupo Central dos Açores.

“Semanalmente, serão alocados mais 135 lugares para o mercado norte-americano, no decorrer do próximo inverno IATA, e mais 165 para o mercado espanhol, durante todo o ano, que irão potenciar a captação de 2.970 e 8.580 turistas, respetivamente, em cada um destes mercados”, frisou Vítor Fraga.

Nesse sentido, acrescentou que “estas duas operações poderão traduzir-se na vinda à Terceira de mais 11.580 turistas, resultando daí um número estimado de cerca de 81.000 dormidas”.

A operação com os EUA terá caráter sazonal e consiste na realização de 22 rotações para Boston, da responsabilidade do operador IdeaStation, assente sobretudo, na comunicação e venda através dos canais online.

A outra operação, que será de ano inteiro, ligará Madrid à Terceira através do operador Portugal Tours e será comercializada através das grandes cadeias de venda de viagens em Espanha, que cobrem 85% do mercado, tanto ao nível de canais de distribuição tradicionais, como do online.

“Associado a estas operações está um investimento do Turismo dos Açores num valor global de cerca de dois milhões de euros, cujo retorno direto estimado na economia da Região e, especificamente da ilha Terceira, é superior a oito milhões de euros, prevendo-se que estas operações assumam um efeito multiplicador extensível a todas as ilhas do Grupo Central”, afirmou o Secretário Regional.

Vítor Fraga frisou ainda que, com as operações anunciadas hoje, são colocadas “mais duas peças na construção de um dos pilares de natureza estrutural em que assenta a nossa ação para a melhoria de acessibilidades à Terceira e que contribuirá para que o turismo terceirense, em particular, e da Região, no global, dê mais um passo em frente”.

“Estas duas operações vêm dar respostas à vincada sazonalidade sentida durante a época baixa nesta ilha, demonstrando que o Governo dos Açores está atento ao que se passa em todas as ilhas e procura soluções para as questões que vão surgindo”, sublinhou o titular da pasta do Turismo. 

“Assim é em relação à Terceira e assim será em relação à Graciosa e Santa Maria onde, tal como já tive oportunidade de anunciar, serão duplicados os grupos visitantes integrados no programa Meus Açores, Meus Amores, prevendo-se que esta duplicação se traduza em 1.584 dormidas em cada uma das ilhas", salientou.

Na sua intervenção, Vítor Fraga acrescentou que "será ainda desenvolvida uma campanha com um operador nacional, com dois packs específicos, tirando partido da complementaridade entre as ilhas vizinhas, ou seja, entre Graciosa e Terceira e entre Santa Maria e São Miguel, com um potencial de mais de 5.600 dormidas”.



GaCS

Sem comentários: