segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Governo adjudicou empreitadas de reabilitação e requalificação de estradas no Faial e S. Jorge

O Governo dos Açores adjudicou três empreitadas para reabilitação e requalificação de estradas nas ilhas do Faial e de S. Jorge, num investimento global superior a 95 mil euros.

No Faial, o Executivo adjudicou a empreitada de reparação da ponte da Estrada Regional N.º 1-1.ª, na freguesia da Conceição, que marca o limite norte da Avenida Marginal, na cidade da Horta.

Esta empreitada visa a correção de patologias pontuais detetadas na 'Ponte da Conceição', decorrentes do seu processo construtivo, da erosão hídrica a que está sujeita e da proximidade do mar.

Nesse sentido, a obra pretende evitar a propagação de pontos de corrosão, promovendo a consolidação das fundações para garantir a manutenção em adequado estado desta importante infraestrutura viária.

Na ilha de S. Jorge, o Governo dos Açores adjudicou as empreitadas de reabilitação de muros de suporte e do pavimento na Estrada Regional N.º 1-2.ª, no Norte Grande, e na Estrada Regional N.º 2-2.ª, no lugar do Aveiro, na Ribeira Seca, visando garantir uma maior e efetiva segurança da circulação de viaturas e pessoas nas duas vias.

A empreitada no Norte Grande é uma obra da maior relevância, consistindo na construção de um muro de suporte, com cerca de 60 metros de comprimento e 2,50 metros de altura, na zona do talude de aterro da Estrada Regional, que apresenta alguma erosão e degradação devido às intempéries ocorridas ao longo dos anos.

Por seu turno, a empreitada de requalificação de um muro de suporte e pavimento na estrada regional no lugar do Aveiro, na Ribeira Seca, envolve o alargamento da plataforma da via e a reconstrução do muro de pedra de suporte aos terrenos confinantes com a Estrada Regional, numa extensão de 80 metros, que apresenta instabilidade devido às intempéries e ao aumento gradual do tráfego automóvel, principalmente de veículos pesados.

As três empreitadas agora adjudicadas dão continuidade à aposta do Governo dos Açores no reforço da segurança e do conforto dos utilizadores da rede viária regional, que vem pautando todas as obras promovidas no âmbito da intervenção nos Circuitos Logísticos Terrestres das nove ilhas do arquipélago.



GaCS

Sem comentários: