quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Diretor Regional das Comunidades visita Nova Inglaterra entre 28 de agosto e 1 de setembro

O Diretor Regional das Comunidades visita, entre 28 de agosto e 1 de setembro, as comunidades açorianas residentes na costa leste dos EUA, numa deslocação em que vai oferecer uma biblioteca de temática açoriana a uma universidade norte-americana e apresentar o Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo promovido pelo Governo dos Açores, além de participar nas festividades que decorrem em Fall River.

Esta visita às comunidades da diáspora terá início sexta-feira, 28 de agosto, com a entrega de uma biblioteca de temas e autores açorianos oferecida pelo Governo dos Açores à Universidade de Massachusetts – Lowell, que inclui mais de três centenas de livros e cerca de oito dezenas de CD e DVD.

Neste primeiro dia, Paulo Teves vai ainda assistir, em Fall River, à cerimónia de Entrada das Insígnias do Divino Espírito Santo, da Bênção das Pensões e da sua distribuição, que decorrerá no Kennedy Park com a presença de D. Francisco José Senra de Faria Coelho, Bispo Auxiliar de Braga, e de D. Edgar Moreira da Cunha, Bispo de Fall River.

No sábado, o Diretor Regional das Comunidades acompanha o Cortejo do Bodo de Leite e o Desfile Etnográfico, que vão percorrer as ruas da cidade em direção ao Kennedy Park, terminando o dia com a apresentação, na Casa dos Açores de Nova Inglaterra, do Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores/Comunidades, uma iniciativa do Governo dos Açores que congrega diversas manifestações deste culto no arquipélago e nas comunidades da diáspora.

A 30 de agosto, domingo, principal dia das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra, Paulo Teves assiste à Missa Solene de Coroação, na Igreja de Santana, integrando depois, juntamente com as outras entidades convidadas, a Procissão de Coroação, em que participam diversas mordomias e bandas filarmónicas.

Na segunda-feira, penúltimo dia desta visita, Paulo Teves terá um encontro com o Mayor de Fall River, Sam Sutter, e participa no jantar de encerramento das Grandes Festas do Divino Espírito Santo, na cidade de Sawnsea.

Esta deslocação à região da Nova Inglaterra termina a 1 de setembro, dia em que o Diretor Regional das Comunidades terá encontros com os Mayors de New Bedford, Jonathan Mitchell, e de Lowell, Rodney Elliott. 




GaCS

Sem comentários: