segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Governo dos Açores operacionaliza Rede de Incubadoras de Empresas

O Governo dos Açores, através de um despacho hoje publicado no Jornal Oficial, define os critérios de seleção para a adesão à Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores, estrutura que, segundo o Vice-Presidente, visa "criar condições que potenciem o desenvolvimento de novas atividades empresariais por jovens empreendedores da Região".

“É aposta do Governo dos Açores criar em todos os concelhos da Região uma rede de incubação de empresas, à qual serão adicionadas outras estruturas de incubação em setores que consideramos com potencial de desenvolvimento de atividade nos Açores”, frisou Sérgio Ávila.

O Vice-Presidente salientou que é também objetivo desta rede o estabelecimento de condições para que “novas empresas e boas ideias de negócio se possam desenvolver num ambiente protegido”, beneficiando assim de um apoio adicional aos que já são disponibilizados através dos sistemas de incentivos em vigor e que conferem grande importância ao apoio na contratação de recursos humanos qualificados.

“Esta rede de incubação permitirá, no mesmo espaço, acolher empresas que iniciam a sua atividade, reduzindo assim os seus custos fixos, na medida em que partilham infraestruturas”, afirmou, acrescentando que, para além dos espaços físicos, as empresas poderão partilhar os apoios que serão disponibilizados, por exemplo, em comunicações.

A intenção, segundo Sérgio Ávila, é ajudar novas empresas a crescer para que, quando já tiverem solidez e maturidade suficientes, possam dar continuidade à sua atividade fora desse espaço de incubação.

“É uma ideia inovadora nos Açores, que pretendemos aplicar em todos os concelhos”, sublinhou Sérgio Ávila, adiantando que se pretende, de uma forma conjugada, “dinamizar ecossistemas empreendedores, impulsionar a criação de emprego e de riqueza por via do desenvolvimento empresarial de novas ideias”.

O despacho hoje publicado estabelece que é da competência da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), na qualidade de coordenadora da rede, assegurar todos os esclarecimentos necessários, através do endereço eletrónico sdea@investinazores.com.

Anexos:
2015.08.17-VPGR-AnunciaCriaçãoRedeIncubadorasEmpresas.mp3

GaCS

Sem comentários: