terça-feira, 18 de agosto de 2015

Intervenção do Secretário Regional do Turismo e Transportes

Texto integral da intervenção do Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, proferida hoje, em Angra do Heroísmo, na cerimónia de assinatura de protocolos de Parceria de Operações de Promoção Turística para a Ilha Terceira entre a Associação de Turismo dos Açores e dois operadores turísticos:

“Quero, em primeiro lugar, manifestar o enorme gosto que é presidir a esta cerimónia, que simboliza o trabalho continuado que as entidades públicas e privadas, em conjunto, têm vindo a desenvolver, diariamente, em prol do setor do turismo na nossa Região.

Esta cerimónia simboliza igualmente o querer, a determinação e o empenho diário daqueles que entendem o turismo de uma forma séria e responsável, como um setor fundamental ao desenvolvimento dos Açores.

Os Açorianos sabem que o desenvolvimento do setor do turismo nos Açores é consequência do trabalho diário e conjunto efetuado por entidades públicas e privadas.

Ao longo de mais de uma década e meia foram criadas infraestruturas, foram criados e estruturados produtos turísticos e foi desenvolvida uma política de comunicação que faz com que hoje os Açores tenham alcançado um nível de notoriedade internacional de relevo, consolidando-se como um importante e genuíno Destino Turístico com uma matriz vincadamente de natureza.

Todo este trabalho assentou, por um lado, na definição de boas políticas públicas e nas boas práticas desenvolvidas pelos nossos empresários.

Os sucessos alcançados pelo setor são, pois, motivo de orgulho para todos nós e fator de motivação para que seja dada continuidade a este trabalho de que vos falo.

Hoje presenciamos um dos frutos deste trabalho.

Estamos, por isso, aqui para oficializar uma parte deste trabalho e que, neste caso, implica diretamente a ilha Terceira.

Assim, no decorrer do próximo inverno IATA esta ilha passará a dispor de duas novas operações turísticas com dois dos nossos mercados emissores prioritários.

Uma, com os Estados Unidos da América, terá caráter sazonal e consiste na realização de 22 rotações para Boston, da responsabilidade do operador IdeaStation, assente, sobretudo, na comunicação e venda através dos canais online.

A outra operação, que será de ano inteiro, ligará Madrid à Terceira através do operador Portugal Tours e será comercializada através das grandes cadeias de venda de viagens em Espanha, que cobrem 85% do mercado, tanto ao nível de canais de distribuição tradicionais, como do online.

Semanalmente, serão alocados mais 135 lugares para o mercado norte-americano, no decorrer do próximo inverno IATA, e mais 165 para o mercado espanhol, durante todo o ano, que irão potenciar a captação de 2.970 e 8.580 turistas, respetivamente, em cada um destes mercados.

Estas duas operações poderão traduzir-se assim na vinda à Terceira de mais 11.580 turistas, resultando daí um número estimado de cerca de 81.000 dormidas.

Associado a estas operações está um investimento do Turismo dos Açores num valor global de cerca de dois milhões de euros, cujo retorno direto estimado na economia da Região, e especificamente da ilha Terceira, é superior a oito milhões de euros, prevendo-se que estas operações assumam um efeito multiplicador extensível a todas as ilhas do Grupo Central.

Com estas operações, colocamos mais duas peças na construção de um dos pilares de natureza estrutural em que assenta a nossa ação para a melhoria de acessibilidades à Terceira e que contribuirá para que o turismo terceirense, em particular, e da Região, no global, dê mais um passo em frente.

Estas duas operações vêm assim dar respostas à vincada sazonalidade sentida durante a época baixa nesta ilha, demonstrando que o Governo dos Açores está atento ao que se passa em todas as ilhas e procura soluções para as questões que vão surgindo.

Assim é em relação à Terceira e assim será em relação à Graciosa e Santa Maria, onde, tal como já tive oportunidade de anunciar, serão duplicados os grupos visitantes integrados no programa Meus Açores, Meus Amores, prevendo-se que esta duplicação se traduza em 1.584 dormidas em cada uma das ilhas.

Será ainda desenvolvida uma campanha com um operador nacional, com dois packs específicos, tirando partido da complementaridade entre as ilhas vizinhas, ou seja, entre Graciosa e Terceira e entre Santa Maria e São Miguel, com um potencial de mais de 5.600 dormidas.

As estatísticas podem ser utilizadas de muitas formas. Nós utilizamo-las de forma séria e como instrumento de trabalho, para podermos ajustar a estratégia a cada momento e definir as ações mais adequadas para dar resposta apropriada às questões que podem surgir.

Outros utilizam-nas para o show-off político partidário e para alimentarem egos.

Este não é o nosso caminho, este não é o caminho dos Açorianos.

A estes, mais do que com palavras, respondemos com trabalho.

O turismo nos Açores vive atualmente uma nova dinâmica, que se traduz num expressivo crescimento do setor, de forma global.

Para as ilhas que não têm acompanhado da mesma forma esta tendência temos procurado adotar estratégias e ações assertivas para que todos possam crescer de forma sustentada.

Na verdade, desde novembro de 2014, o crescimento do setor na Região tem sido superior a 20%, sendo inclusivamente os Açores a região do país com melhor desempenho.

No caso da Terceira, no que toca à hotelaria tradicional, e contrariando o discurso depressivo e fatalista de alguns, só nos últimos dois meses o setor cresceu mais de 21%, atingindo um crescimento acumulado no primeiro semestre superior a 8%.

Convém, no entanto, lembrar também o papel e a importância do alojamento local, onde, só aqui na Terceira e no primeiro semestre deste ano, se verificou um aumento de 434,53% nas dormidas neste tipo de alojamento (de 559 para 2.989), face a igual período do ano passado.

Isto quer ‘apenas’ dizer que o número de dormidas no alojamento local, no primeiro semestre de 2015, foi superior ao número total de dormidas de 2014 (em 2014, foram 2.157 / em 2015 foram, no primeiro semestre, 2.989).

Todos temos consciência da importância que as acessibilidades e a mobilidade têm numa região insular e arquipelágica como a nossa.

Foi atendendo a esta importância que o Governo Regional dos Açores definiu como uma das principais prioridades para esta legislatura a revisão do modelo de acessibilidades e das obrigações de serviço público de transporte aéreo interilhas.

Assim, a 29 de março, iniciámos a maior reforma de sempre no transporte aéreo nos Açores, com a materialização do novo modelo de acessibilidades, que hoje beneficia todas as nossas ilhas.

A partir de outubro esta reforma ficará concluída, com a implementação das novas obrigações de serviço público interilhas, que vão levar à prática a maior redução de sempre no preço das tarifas entre as ilhas açorianas e irão potenciar uma maior ligação entre todas as parcelas do arquipélago, aumentando a mobilidade de todos os Açorianos, bem como daqueles que nos visitam.

Estamos longe de baixar os braços nesta matéria e acreditamos que vamos ter bons resultados deste nosso trabalho e deste nosso esforço.

Com determinação e com muito empenho, acreditamos que a forma como temos trabalhado, quer em termos gerais no que respeita ao turismo dos Açores, quer em termos específicos, no que respeita ao turismo da ilha Terceira, continuará a produzir resultados.

Este trabalho é desenvolvido em várias frentes e, ao contrário do que alguns, de forma consciente e maldosa, têm tentado fazer crer, pretende precisamente potenciar, de uma forma global, o que cada uma das nossas ilhas tem de melhor para oferecer e evidenciar os seus aspetos diferenciadores, numa lógica integrada de desenvolvimento do Destino Açores.

Este trabalho desenvolvido e os resultados alcançados dão igualmente resposta àqueles protagonistas que desenvolvem a sua ação assente na lógica de quanto pior melhor, que não hesitam em pôr em causa o sucesso de uma ação em troca de uma notícia num jornal ou de dois minutos de rádio ou televisão.

O desenvolvimento do setor do turismo não é compatível com este tipo de atuação e os Açorianos sabem-no.

Podem, por isso, contar com o Governo dos Açores para continuar a desenvolver, em estreita colaboração com os parceiros do setor, um trabalho sério e empenhado, com vista ao desenvolvimento e consolidação deste setor de atividade, que assume cada vez maior importância para os Açores.”

Anexos:
2015.08.18-SRTT-AssociaçãoTurismoAçores.MP3

GaCS

Sem comentários: