quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Vítor Fraga anuncia medidas dinamizadoras para o turismo na Graciosa e Santa Maria

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje, na ilha Graciosa, um pacote de medidas preparado pelo Governo dos Açores para potenciar o setor do turismo nesta ilha e em Santa Maria, permitindo assim que as duas ilhas se posicionem de forma mais competitiva no crescente setor do turismo regional.

Vítor Fraga, que falava na cerimónia de apresentação da Grande Rota da Ilha Graciosa/Biosfera, salientou a necessidade de se examinar atentamente o expressivo crescimento do setor do turismo em termos globais na Região, que registou valores superiores a 20% entre novembro de 2014 e maio de 2015.

“Este aumento generalizado do turismo, superior a 20%, tal como já referido pelo Presidente do Governo Regional, leva-nos a fazer uma leitura atenta das ilhas que não estão a acompanhar esta tendência, nomeadamente Graciosa e Santa Maria, e a implementar as medidas adequadas para que o setor cresça também nestas ilhas”, frisou Vítor Fraga.

Neste sentido, anunciou algumas das medidas a implementar, nomeadamente no âmbito do programa 'Meus Açores, Meus Amores' onde "serão duplicados os grupos que irão visitar tanto a ilha Graciosa como Santa Maria, o que se prevê que se traduza em 1.584 dormidas em cada ilha”.

Outra medida anunciada será a “implementação de uma campanha com um operador nacional, com dois 'packs' específicos, tirando partido da complementaridade entre as ilhas vizinhas, especificamente Terceira/Graciosa e São Miguel/Santa Maria, com potencial para mais 5.600 dormidas”.

No âmbito das novas Obrigações de Serviço Público e no caso específico da Graciosa, haverá um aumento de oito para 12 rotações semanais no próximo Inverno IATA.

Para Santa Maria, será implementada uma campanha específica de um operador local, em parceria com a Atlânticoline.

Estas ações serão complementadas com o desenvolvimento de ações promocionais junto dos operadores de nicho de mergulho, para ambas as ilhas, e de birdwatching, especificamente para a Graciosa.

“Ao contrário de alguns, que usam as estatísticas para o 'show-off' político-partidário, nós utilizamos as mesmas como instrumento de trabalho, com vista a adotar as medidas e as estratégias mais adequadas a cada momento”, afirmou Vítor Fraga, destacando que o compromisso do Governo Regional dos Açores é continuar a trabalhar afincadamente para que este seja um setor cada vez mais sustentável, juntando esforços com os empresários para a construção de um caminho conjunto no destino Açores.

“A qualificação e valorização da oferta são fundamentais na construção de um destino”, frisou o Secretário Regional, acrescentando que “é nesta perspetiva que se enquadra esta Grande Rota, que se junta às grandes rotas das Flores, Faial, São Jorge e Santa Maria, e que proporciona atividades que, pela sua dimensão, diversidade e abrangência territorial atraem turistas amantes da natureza”.

A Grande Rota da Ilha Graciosa é um trilho com cerca de 40 quilómetros, circular à ilha e de baixa dificuldade, concebido para tirar partido das belezas paisagísticas da ilha, sendo outra das apostas da Região no turismo ativo de aventura.




GaCS

Sem comentários: