domingo, 9 de agosto de 2015

Vasco Cordeiro afirma que parceria com instituições na área social é a “grande força” da solidariedade nos Açores

O Presidente do Governo destacou hoje, na Praia da Vitória, a importância da parceria que existe entre as entidades públicas e as instituições que desenvolvem atividade na área social, considerando que é a “grande força” da solidariedade que se pratica nos Açores.

 “Não me canso de referir a importância que esta parceria que se estabelece entre o Governo Regional e esta multiplicidade de instituições é a grande força da solidariedade que se pratica na nossa Região, é a grande força dos resultados que temos alcançado ao longo do tempo”, afirmou Vasco Cordeiro, numa intervenção na cerimónia de inauguração da obra de remodelação do Lar D. Pedro V.

“O facto de, por exemplo, em termos de valências para idosos, a ilha Terceira já ter uma taxa de cobertura superior às recomendações internacionais só acontece porque podemos contar com esta parceria de quem, com apoio público, no terreno acaba por fazer com que esse apoio se transforme nos serviços, nas infraestruturas, nas instalações que servem os nossos idosos”, acrescentou o Presidente do Governo.

Para Vasco Cordeiro, “por muita boa vontade que exista do Governo dos Açores, seria muito mais difícil conseguirmos os resultados que temos se não existissem instituições como o Lar D. Pedro V e muitas outras, aqui na ilha Terceira e na Região”.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo salientou ainda que os apoios atribuídos resultam de opções e de decisões que são tomadas, recordando que os recursos existentes não são ilimitados e, por isso, têm que ser bem aproveitados.

 “Os apoios que são atribuídos para esta área não podem ser atribuídos para outra área porque os recursos são finitos”, afirmou, frisando, no entanto, que os apoios atribuídos “são bem empregues pelas instituições que são nossas parceiras, pelo seu historial de serviço e dedicação à causa da solidariedade social”.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro considerou que os recursos disponíveis devem “traduzir-se na concretização de apoios para que seja possível nesta fase da vida destes nossos concidadãos dar-lhes o máximo que nos for possível de conforto e de cuidados”.

A obra de remodelação do Lar D. Pedro V, hoje inaugurada pelo Presidente do Governo, aumenta a capacidade desta instituição em 22 vagas, passando a disponibilizar 58 vagas em lar.

As restantes 10, ao abrigo do protocolo firmado com a instituição para a sua integração na Rede Regional de Cuidados Integrados, vão assegurar o funcionamento de uma unidade de internamento de média duração e reabilitação e de internamento de longa duração e manutenção.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: