segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Museu de Angra do Heroísmo promove "Baterias ao Luar", no Pico das Cruzinhas

O Museu de Angra do Heroísmo e a Direção Regional dos Recursos Florestais promovem sábado, 22 de agosto, na Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil, a segunda edição do evento denominado “Baterias ao Luar”, no âmbito do programa de conservação das peças de artilharia do museu que estão expostas naquele local.

A Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil, habitualmente encerrada no período noturno, abrirá excecionalmente neste dia permitindo uma experiência única, que concilia a beleza natural proporcionada pela visão noturna de Angra do Heroísmo com ações culturais.

Esta edição do evento “Baterias ao Luar” inclui passeios orientados sobre a história do local, a projeção do vídeo “Emotional Landscapes” e um momento musical com o grupo “Dr. Vi Quarteto”.

A atividade terá início pelas 19h30, com a apresentação da Reserva Florestal de Recreio do Monte Brasil, na zona de piqueniques, após a qual decorrerão passeios orientados ao posto semafórico do Pico do Facho, bem como ao paiol, guaritas e peças de artilharia do século XX, no Pico das Cruzinhas.

No antigo paiol, situado nas imediações do parque de merendas, será projetado a partir das 20h30 o vídeo “Emotional Landscapes”, da autoria de Sara Leal, sobre o trabalho do artista plástico Paulo Arraiano, com performance de Diana Coelho.

A noite culminará com a atuação do grupo “Dr. Vi Quarteto”, composto por Viorel Taranu, Rui Melo, Paulo Cunha e Nuno Pinheiro, que atuará às 22h00, no Pico das Cruzinhas.

A entrada é gratuita mas, por razões logísticas, o acesso a veículos será condicionado a partir da Porta de Armas do Regimento de Guarnição N.º 1, estando prevista, a partir das 19h00, a presença, naquele local, de um autocarro que assegurará a deslocação de pessoas com mobilidade reduzida.

Com esta iniciativa, que conta igualmente com a parceria da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, do Regimento de Guarnição N.º 1, da residência artística Re. Function e do Instituto Açoriano de Cultura, o Museu de Angra do Heroísmo pretende alertar para a substancial dimensão do seu espólio, bem como contextualizar a permanência, na zona do Pico das Cruzinhas, daquele equipamento bélico, que fez parte integrante do complexo defensivo da ilha Terceira, aquando da II Guerra Mundial.

Estas peças de artilharia, ali instaladas pela primeira vez em 1943, poucos meses antes do desembarque das tropas inglesas, passaram a integrar o espólio do Museu de Angra do Heroísmo em 1977, sendo posteriormente recolocadas no seu local original em 1987, o que implica que sejam alvo de recorrentes obras de conservação.

A iniciativa visa ainda divulgar e promover este espaço florestal, com cerca de 64 hectares, marcado por um valioso património histórico e cultural, em harmonia com uma extensa área florestal, zona de piqueniques, circuito de manutenção, trilho pedestre, parque infantil, cercas com animais, miradouros e outras infraestruturas de apoio, preservadas anualmente com obras de beneficiação e de requalificação pelo Governo dos Açores.

As 27 Reservas Florestais de Recreio existentes nos Açores, numa área total de cerca de 570 hectares, permitem aos visitantes descobrir, usufruir e conhecer os recursos naturais e florestais do arquipélago, a importância da flora autóctone e exótica, das espécies cinegéticas e piscícolas, bem como algumas tradições, história e cultura locais.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: