quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Bruno Pacheco salienta aposta do Executivo na valorização dos espaços públicos

O Diretor Regional das Obras Públicas e Comunicações defendeu hoje, em S. Miguel, a importância da aposta do Governo dos Açores no “melhoramento da rede viária e dos acessos aos pontos de interesse turísticos", bem como na promoção turística das localidades, considerando que "contribui para o seu desenvolvimento económico de uma forma sustentável e capaz de dar lugar a uma série de outras atividades económicas”.

Bruno Pacheco falava durante uma visita às obras de beneficiação da Rua Padre Camilo Martins e do ramal da Estrada Regional para o Porto de Pescas das Capelas, no concelho de Ponta Delgada, num investimento de cerca de 110 mil euros.

“Esta iniciativa vem confirmar a aposta do Governo dos Açores na valorização dos espaços públicos, que reconhece serem fulcrais para o bem-estar e conforto da população, bem como de todos quantos visitam a Vila de Capelas, em particular, e os Açores, em geral”, frisou o Diretor Regional.

A intervenção nas Capelas incluiu, entre outros, trabalhos de repavimentação, construção de passeios e melhoramento do sistema de drenagem, bem como a construção de um mirante no acesso ao porto.

Para Bruno Pacheco, o trabalho de requalificação de espaços públicos pode ser feito em colaboração com entidades locais, como as juntas de freguesia, promovendo, tal como tem acontecido nas Capelas, uma melhor otimização dos recursos existentes nas diversas entidades.

Nesse sentido, o Diretor Regional recordou os trabalhos e projetos que o Governo dos Açores tem desenvolvido em parceria com a Junta de Freguesia de Capelas, como a construção do passeio litoral nas Pedras Negras, que liga a zona das piscinas naturais a trilhos e miradouros, e a requalificação do Caminho das Pias, que dará acesso ao complexo de 18 pias utilizadas pelas lavadeiras daquela zona, de modo a transformar aquele local num ponto de interesse turístico.

Nestes dois casos, bem como na construção do mirante de acesso ao porto, o Governo pretende também contribuir para a afirmação das Capelas como um polo de atração turística, através da disponibilização de espaços de lazer e de zonas de interesse histórico-cultural.

A intervenção hoje visitada por Bruno Pacheco insere-se num conjunto alargado de iniciativas que decorrem no concelho de Ponta Delgada, entre as quais se destacam as obras em curso de requalificação das estradas regionais 1-1.ª, entre o Pilar e os Mosteiros, e 7-2.ª, no Pico do Fogo, investimentos superiores a 1,2 milhões de euros.



GaCS

Sem comentários: