quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Governo está a criar condições para que setor das pescas se afirme na criação de emprego e riqueza, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo destacou hoje, em Ponta Delgada, o investimento que o Executivo está a realizar para a requalificação de infraestruturas relacionadas com as pescas, criando condições para que este setor se afirme como um contribuinte efetivo na criação de emprego e de riqueza nos Açores.

“O que está previsto é que, entre 2012 e 2020, se invistam mais de 60 milhões de euros em componentes que têm a ver com a requalificação de portos de pesca, de entrepostos frigoríficos, de lotas”, afirmou Vasco Cordeiro, salientando que se trata de investimentos que se inserem “numa estratégia mais vasta de requalificação de um conjunto de infraestruturas que têm a ver com as pescas”.

“Temos consciência que os desafios que o setor das pescas enfrenta não são apenas os das infraestruturas, há outros, alguns dos quais não estão na nossa capacidade de intervenção, mas estamos a cumprir a nossa parte de dar cada vez melhores infraestruturas para que este setor também se possa afirmar como um contribuinte cada vez mais efetivo de criação de emprego e de riqueza na Região”, frisou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro falava aos jornalistas no final de uma visita às obras de construção do novo Entreposto Frigorífico de Ponta Delgada, um investimento de cerca de cinco milhões de euros que considerou ser “importante para o setor das pescas, não apenas na ilha de S. Miguel, mas em toda a Região”.

O novo entreposto frigorífico, que deverá estar concluído no final deste ano, terá quatro câmaras de conservação de congelados, com capacidade para armazenar mais de 1.295 toneladas de pescado, além de três tanques de congelação de pescado em salmoura, com capacidade total para mais de 30 toneladas diárias.

Esta infraestrutura estará ainda dotada com dois túneis de congelação estáticos, com capacidade de congelação superior a 20 toneladas por dia, e uma câmara de conservação de pescado fresco de 50 toneladas, além de produzir 10 toneladas diárias de gelo e possuir uma capacidade de armazenagem de gelo de 20 toneladas.

Anexos:Fotos: GaCS/JAR
2015.08.05-PGR-EntrepostoFrigoríficoPD.mp3

GaCS

Sem comentários: