sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Centros de Ciência dos Açores promovem ações ao ar livre

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou, em Ponta Delgada, que as atividades de lazer ao ar livre são "uma excelente forma" de promover o contacto do grande público com a ciência.

Nelson Simões falava quinta-feira à margem da iniciativa 'Na Rota do Sol', promovida pelo Observatório Astronómico de Santana (OASA), que teve como objetivo mostrar e explicar o funcionamento deste astro com o auxílio de telescópios.

O Diretor Regional considerou este tipo de iniciativas “extremamente importantes” para a divulgação da ciência junto do público açoriano, assegurando que o Governo dos Açores "apoia os Centros de Ciência e, em particular, estas ações”.

Estas atividades inserem-se no programa 'Ciência Viva no Verão', da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e procuram levar a ciência ao encontro das pessoas através de um conjunto de atividades em áreas como a astronomia, a biologia, a biodiversidade, a geologia e o ambiente.

Nelson Simões salientou que “este ano há mais atividades a decorrer”, acrescentando que “também se verifica um maior envolvimento e participação dos Centros de Ciência dos Açores e de outras entidades”.

No total, são cerca de quatro dezenas de iniciativas que estão a decorrer até 15 de setembro no arquipélago, através de parcerias entre os Centros de Ciência dos Açores e entidades como a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, os Amigos dos Açores - Associação Ecológica e o Geoparque Açores.

Visitas espeleológicas, passeios geológicos e naturais, safaris microbianos e exploração do património científico-cultural das nascentes termais são algumas das atividades.

No âmbito da atividade 'Na Rota do Sol', o Observatório Astronómico de Santana tem-se deslocado durante o verão a algumas das principais zonas balneares, praias, portos e piscinas naturais da ilha de São Miguel, num programa que se desenvolvem em 16 datas distintas.

O culminar das atividades do Observatório Astronómico de Santana inseridas na 'Ciência Viva no Verão' realiza-se hoje com a iniciativa intitulada 'Banhos de Lua', na praia das Milícias, em Ponta Delgada.

Anexos:
2015.08.27-DRCT-AtividadesCiênciaViva.mp3

GaCS

Sem comentários: