quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Banco de Sementes dos Açores selecionado para o Global Seed Challenge

O Banco de Sementes dos Açores, estrutura da Direção Regional do Ambiente sediada no Jardim Botânico do Faial, foi selecionado pela Botanical Garden Conservation International (BGCI) como um dos casos de estudo sobre conservação de sementes raras no âmbito do Global Seed Challenge.

O Global Seed Challenge é um desafio internacional lançado pela BGCI que vai distinguir, em julho de 2017, os jardins botânicos que preservem o maior número de plantas, as espécies mais ameaçadas, as mais úteis, as mais difíceis de colher e as mais raras.

O BGCI é a maior rede mundial de conservação de plantas, com 3.262 jardins botânicos distribuídos por quase todos os países do mundo, sendo atualmente considerada a instituição mais importante na conservação de plantas ameaçadas.

O Banco de Sementes dos Açores, que visa conservar a flora natural do arquipélago, tem como principal objetivo até 2020 a conservação de 80% desta flora, com destaque para as espécies mais raras e ameaçadas.

A conservação das sementes é uma segurança para reposição na natureza destas espécies tão importantes, na eventualidade da ocorrência de alguma catástrofe.

Na sequência do desenvolvimento de um protocolo de colheita e conservação de sementes adaptado aos Açores, estão conservadas atualmente neste banco cerca de seis milhões de sementes de 45 espécies endémicas da Região, representando 60% da totalidade das espécies endémicas dos Açores.

Sem comentários: