terça-feira, 4 de agosto de 2015

Rodrigo Oliveira enaltece estreitamento de relações entre a Diáspora e os Açores

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas destacou hoje, em Ponta Delgada, a importância do aprofundamento das relações entre a Diáspora e os Açores, considerando “fundamental que, na Região, tanto o Governo como os Municípios partilhem desse objetivo de aproximação” com as comunidades emigradas e com os organismos que as representam.

“Muito tem sido feito e estou certo que continuaremos a trabalhar para aprofundar a cooperação, na certeza de que as geminações entre o poder local dos Açores e entidades da Diáspora são também instrumentos importantes para esse fim, potenciando os intercâmbios em diversas áreas, incluindo as empresariais” afirmou Rodrigo Oliveira.

O Subsecretário Regional, que falava no final de um encontro com Mike Pagtakhan, Vice-Mayor de Winnipeg, no Canadá, salientou que esta visita do autarca aos Açores visa “dar continuidade aos contactos desenvolvidos em 2014, durante a visita do Presidente do Governo a Winnipeg", que incluiu um encontro promovido pela Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) com empresários desta cidade canadiana, que tem cerca de 700 mil habitantes e onde reside uma importante comunidade açoriana.

Um dos pontos da reunião, na qual participou também o Presidente SDEA, Arnaldo Machado, foi “precisamente explorar a possibilidade de deslocação de uma comitiva da Câmara do Comércio e empresários de Winnipeg aos Açores, possivelmente em 2016”, acrescentou o Subsecretário Regional.

Para Rodrigo Oliveira, a visita que está a realizar aos Açores permitirá ao Vice-Mayor de Winnipeg “conhecer a realidade" do arquipélago para "compreender melhor as origens da importante comunidade açoriana em Winnipeg”, acrescentando que, no quadro desta deslocação, que inclui as ilhas de S. Miguel, Terceira e Santa Maria, Mike Pagtakhan pretende “desenvolver contactos ao nível municipal, para explorar a possibilidade da celebração de acordos de geminação”.

Rodrigo Oliveira salientou ainda que a Câmara Municipal de Winnipeg “tem sido um parceiro muito ativo da Casa dos Açores, apoiando diversas iniciativas da cultura e das tradições açorianas”, considerando, por outro lado, que o Vice-Mayor Pagtakhan tem sido “um interlocutor privilegiado dos Açorianos e foi mesmo um dos principais promotores da designação de uma artéria de Winnipeg como Rua dos Açores”.

No encontro hoje realizado em Ponta Delgada, Mike Pagtakhan estava acompanhado pelo Presidente da Casa dos Açores de Winnipeg, João Melo, e pelo Cônsul Honorário de Portugal em Winnipeg, Paulo Cabral, também ele Açoriano.



GaCS

Sem comentários: