terça-feira, 17 de novembro de 2015

Abertas candidaturas à frequência do Colégio da Europa e à Bolsa ‘José Medeiros Ferreira’

As candidaturas ao Colégio da Europa e à Bolsa de Estudo ‘José Medeiros Ferreira’, atribuída pelo Governo dos Açores para a frequência de cursos de pós-graduação em Bruges, na Bélgica, ou na extensão em Natolin, na Polónia, desta instituição de ensino de reconhecido prestígio internacional, estão abertas até 20 de janeiro de 2016.

Os candidatos aos diferentes domínios de especialização do Colégio da Europa devem ser jovens licenciados com uma média final de, pelo menos, 13 valores e que tenham domínio escrito e falado das línguas francesa e inglesa, devidamente comprovado, podendo ser admitidos condicionalmente candidatos que estejam a finalizar a licenciatura.

A bolsa de estudo atribuída pelo Governo dos Açores destina-se a comparticipar as propinas do curso, que incluem alojamento e alimentação,, bem como uma viagem de ida e volta entre a residência do bolseiro nos Açores e o local do curso, podendo candidatar-se todos aqueles que, tendo concorrido à frequência de uma pós-graduação no Colégio da Europa, tenham até 30 anos de idade e residam na Região há pelo menos três anos, onde deverão ter realizado e concluído o Ensino Secundário ou, excecionalmente, o 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Com este programa, o Governo dos Açores visa fomentar a “formação de quadros especializados” da Região em assuntos da União Europeia, homenageando o historiador e político açoriano José Medeiros Ferreira, falecido em 2014, que, na qualidade de Ministro dos Negócios Estrangeiros, preparou e formalizou o pedido de adesão de Portugal às então Comunidades Europeias.

No ano letivo 2015/2016, a Bolsa José Medeiros Ferreira foi atribuída ao jovem açoriano Roberto Costa Pacheco, para a frequência do curso de pós-graduação em ‘Estudos Políticos e Administrativos Europeus’ no Colégio da Europa, em Bruges.

Em anos letivos anteriores, as estudantes dos Açores, Margarida Rodrigues e Constança Freitas, concluíram com sucesso a sua formação nesta instituição, tendo ambas realizado estágios a nível europeu, encontrando-se a trabalhar em instituições ligadas à União Europeia, no Luxemburgo e em Bruxelas.

O Colégio da Europa acolhe anualmente mais de quatro centenas de estudantes nos programas de pós-graduação em Estudos Europeus, com especialização em Direito, Economia, Política e Administração e, ainda, Relações Internacionais e Diplomáticas.

As candidaturas para o ano letivo de 2016/2017 devem ser submetidas até 20 de janeiro, através de uma aplicação disponível no endereço eletrónicohttps://www.coleurope.eu/website/study/admissions-apply-online, com cópia entregue ou enviada ao Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas (ssrpre@azores.gov.pt) e para a Direção Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros (insgeral@mne.pt).

Depois de admitida a candidatura ao Colégio da Europa, compete ao Comité de Seleção em Portugal a decisão de admissão ao curso de pós-graduação, sendo o Governo dos Açores representado nesse Comité pela Cátedra Jean Monet da Universidade dos Açores, que participa, de igual modo, na fase de seleção e atribuição da Bolsa de Estudo ‘José Medeiros Ferreira’ ao candidato dos Açores.

Para mais informações, os interessados devem contactar o Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, através do email ssrpre@azores.gov.pt ou do telefone 296 204 700, bem como visitar os sítios web www.azores.gov.pt e www.coleurope.eu.



GaCS

Sem comentários: