terça-feira, 17 de novembro de 2015

Centro Regional de Apoio ao Artesanato promove a terceira edição do festival PRENDA

A Vice-Presidência do Governo dos Açores promove, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), a realização da terceira edição do festival PRENDA, que vai decorrer de 26 a 29 de novembro no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada.

Durante o certame, que visa estimular a promoção e venda do artesanato tradicional e contemporâneo dos Açores, vão decorrer atividades de animação e workshops infantis nas áreas dos registos, presépios de lapinha e folha de milho, além de exposições e oficinas sobre produtos artesanais de cerâmica contemporânea, espadana, bordado a ouro, ilustração com escama de peixe, 'cake design' e carimbos.

O III PRENDA contará com a presença de meia centena de unidades produtivas artesanais de todo o país, o que permitirá um intercâmbio de experiências e saberes entre os artesãos.

Ao longo de todo o festival estará em grande destaque uma exposição de trabalhos em fibras vegetais, designadamente na cestaria, na capacharia, no empalhamento em vime, na chapelaria e na confeção de bonecas.

Esta exposição pretende realçar a certificação, no passado mês de outubro, dos trabalhos em fibras vegetais como integrantes da marca coletiva de origem “Artesanato dos Açores”, no reconhecimento de uma produção de cariz tradicional associada à vida rural e doméstica que manteve a sua relevância ao longo dos séculos, tornando-se indissociável da história da Região e das suas gentes.

O CRAA vai lançar durante o festival um 'kit de Natal', englobado no projeto 'Azores in a box', de forma a alcançar novos públicos e com a perspetiva de renovação, dinamização e afirmação da imagem do artesanato açoriano como um produto certificado e genuíno.

O programa do festival inclui ainda espetáculos com Celina da Piedade e Sara Cruz, assim como a atuação dos Bonecos de Santo Aleixo, do Teatro do Centro Dramático de Évora, que ministrará uma oficina de manipulação de marionetas de varão e de técnicas de construção.

O festival de artesanato PRENDA, com entrada gratuita, estará aberto ao público das 17h00 às 23h00, nos dias 26 e 27 de novembro, e das 14h00 às 23h00, a 28 e 29 de novembro.

Os interessados em frequentar os workshops devem efetuar as inscrições até 25 de novembro, no CRAA ou no secretariado do festival.



GaCS

Sem comentários: