quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Governo dos Açores apresenta em estreia mundial o documentário “Nos Baixos do Maranhão” sobre o legado cultural açoriano

O Governo dos Açores promove, a 3 de dezembro, pelas 21h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, a estreia mundial do documentário “Nos Baixos do Maranhão”, que aborda o legado cultural açoriano e a história do povoamento deste estado brasileiro.

O documentário, gravado no estado do Maranhão, no Brasil, e com uma duração de aproximadamente 40 minutos, contou com o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, e do Município de Itajaí, no estado brasileiro de Santa Catarina.

A estreia mundial deste trabalho contará com a presença dos autores, Diego Lara e Flávio Oliveira, e inclui a apresentação de uma conferência de Paulo Teodoro de Matos, da Universidade Nova de Lisboa, que abordará a temática da emigração açoriana para o norte do Brasil.

O documentário é uma produção da TAC Filmes e o apoio à sua produção pelo Governo dos Açores insere-se na política de promoção, resgate e divulgação dos movimentos migratórios açorianos e do seu legado, neste caso, da riqueza do património cultural do arquipélago presente no nordeste do Brasil, dando a conhecer a forma como ainda hoje são vividas no Maranhão as tradições e os costumes que viajaram com os Açorianos no primeiro quartel do século XVII.

Paralelamente à estreia do documentário, estará patente a exposição fotográfica “Divino”, da autoria de Flávio Oliveira, que mostra as festividades do Divino Espírito Santo no estado do Maranhão e a forma como o seu povo celebra este culto.

A 4 de dezembro, este documentário será apresentado no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, seguindo-se, no dia 5 de dezembro, uma projeção deste trabalho no Museu de Angra do Heroísmo e, a 7 de dezembro, a apresentação no 9500 Cineclube, no edifício SolMar, em Ponta Delgada, sempre em sessões com início às 21h00.

A sessão de estreia do documentário, assim como as exibições nas ilhas do Pico, Terceira e São Miguel e a mostra fotográfica, são de entrada livre.



GaCS

Sem comentários: