segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Avelino Meneses destaca papel de Roberto Carneiro na formação de líderes escolares nos Açores

O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou hoje, em Ponta Delgada, o facto de o ex-ministro da Educação, Roberto Carneiro, especialista em tema educacionais, ser o responsável pela formação dos líderes escolares nos Açores.

Avelino Meneses, que falava na cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Direção Regional da Educação, a Microsoft e a Universidade Católica Portuguesa para a formação de líderes inovadores, salientou que esta iniciativa “pretende familiarizar” aqueles que diariamente gerem as Unidades Orgânicas do Sistema Educativo Regional com “as novas metodologias” da gestão administrativa e financeira, com os “novos mecanismos de liderança” e com os “novos estratagemas da inovação pedagógica, que propiciam a promoção do sucesso escolar”.

“Os professores são peças fulcrais no almejado processo das aprendizagens dos nossos alunos. Por outras palavras, são os principais indutores de sucesso escolar que denodadamente perseguimos”, reafirmou o Secretário Regional.

Nesse sentido, Avelino Meneses frisou que, no grupo dos professores, “é imprescindível a cooperação dos dirigentes escolares”, os quais nos Açores “não são nomeados pelo Governo e dispõem de autonomia que, em tempos, consideramos que, se não era ampla, era pelos menos razoável”.

Avelino Meneses salientou que os dirigentes escolares “são os executores da política educativa definida pelo Governo, após sufrágio eleitoral”, pelo que, entre a Secretaria e os dirigentes escolares “tem de reinar a confiança e a cumplicidade”, numa relação que “obriga ambas as partes” e na qual se admite “naturalmente o livre arbítrio da crítica”.

“Da nossa parte, disponibilizamos agora uma formação útil para que da vossa parte seja possível responder, cada vez mais, assertivamente aos desafios que vos lançamos e quase todos eles tendentes à melhoria das aprendizagens dos nossos estudantes, para que venham a ser profissionais e, eventualmente, cientistas competentes capazes de induzir progresso na economia e justiça na sociedade”, afirmou.

Esta ação de formação decorre, numa primeira fase, na ilha de S. Miguel e insere-se no desenvolvimento do ProSucesso – Açores pela Educação, Programa de Promoção do Sucesso Escolar, que constitui, segundo Avelino Meneses, “um dos principais desafios para o futuro das nossas ilhas, dado que o conhecimento é hoje o pilar essencial do desenvolvimento".

Anexos:
2015.11.23-SREC-FormaçãoLideresInovadores.mp3

GaCS

Sem comentários: