sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Vasco Cordeiro destaca “facto histórico” da inexistência de casos de brucelose bovina em São Miguel

O Presidente do Governo considerou hoje “histórico” o facto de, pela primeira vez em 50 anos, não existir qualquer exploração em sequestro por brucelose bovina em São Miguel, à semelhança do que acontece nas restantes ilhas dos Açores, um feito que atribuiu ao esforço dos agricultores, do movimento associativo e das entidades públicas.

Este é um “facto histórico naquela que tem sido uma luta constante e que se deve à aposta feita pelas entidades públicas, mas também ao movimento associativo, pelo entendimento da importância desse combate, e a cada um dos agricultores, que assumiram plenamente a importância deste trabalho”, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo, que falava na cerimónia comemorativa do 40.º aniversário da Associação Agrícola de São Miguel, destacou, assim, o facto de os agricultores e as suas associações representativas reconhecerem a importância da sanidade animal para a competitividade deste setor.

Os Açores, que já detêm o estatuto de ‘Região Oficialmente Indemne de Brucelose Bovina (BB) em seis ilhas - Santa Maria, Graciosa, Pico, Faial, Flores e Corvo - vão também apresentar à Comissão Europeia a candidatura da Terceira e de São Jorge a este estatuto.

A candidatura de São Miguel, ilha onde ainda se vai manter a vacinação e plano de vigilância, será apresentada após o final do período de tempo exigido para a não ocorrência de casos.

O Governo dos Açores aumentou este ano em 22% as dotações financeiras destinadas à sanidade animal com o objetivo de contribuir para a capacidade exportadora da Região e, por esta via, para o aumento do rendimento dos produtores de carne, leite e criadores de novilhas.

Além do reforço de diversos serviços e análises prestadas aos agricultores açorianos realizado no decorrer desta legislatura, o Executivo Regional vai, em 2016, aumentar em 19% as verbas afetas ao melhoramento e sanidade animal.

Este investimento público contribui para a qualidade alimentar, para a segurança dos consumidores e para a capacidade de exportar os animais e produtos regionais para todos os mercados externos.

Anexos:
2015.11.20-PGR-Brucelose.mp3


GaCS

Sem comentários: