sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Diretor Regional da Saúde destaca importância da articulação entre Unidades de Saúde de Ilha e hospitais

O Diretor Regional da Saúde destacou, nas Velas, a importância da “articulação entre as Unidades de Saúde de Ilha e os hospitais da Região”, tendo em vista “organizar e rentabilizar os recursos e adequá-los às necessidades de saúde”.

João Soares, que falava quinta-feira no encerramento do 1.º Encontro Regional de Unidades de Saúde de Ilha, salientou que esta iniciativa foi “uma mais-valia para a melhoria da qualidade do Serviço Regional de Saúde”.

“Promover e garantir a qualidade e a melhoria contínua dos serviços de saúde é um imperativo de todos os que dedicam a sua vida profissional ao serviço público de quem os procura para receber os cuidados globais, integrados e seguros de que necessitam e aos quais têm direito”, frisou o Diretor Regional.

João Soares realçou também as vantagens da criação dos núcleos de Saúde Familiar, frisando que dão corpo a um “modo avançado de organização”, baseado em redes de equipas coesas, multiprofissionais, constituídas por médicos, enfermeiros e pessoal administrativo.

“Estes núcleos organizam-se para responder de modo flexível às necessidades de saúde de um conjunto bem definido de cidadãos e famílias”, acrescentou João Soares.

Relativamente aos Cuidados Continuados, o Diretor Regional frisou a importância da articulação e coordenação em rede dos cuidados, centrados na recuperação global da pessoa, “promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade”.

O 1.º Encontro Regional de Unidades de Saúde de Ilha decorreu quinta-feira nas Velas, em São Jorge, com um programa que incluiu a discussão de temas como a acreditação das unidades de saúde e a sua importância para a qualidade, a organização de serviços na área dos cuidados continuados, a implementação dos núcleos de saúde familiar e a articulação entre as unidades de saúde de ilha e os hospitais da Região.



GaCS

Sem comentários: