terça-feira, 17 de novembro de 2015

Museu de Angra do Heroísmo apresenta 'Oliver Twist', no ciclo A Infância no Cinema

O Museu de Angra do Heroísmo prossegue sábado, 21 de novembro, com o ciclo A Infância no Cinema, projetando o filme 'Oliver Twist', de Roman Polanski, comentado por Maria Manuel Velasquez.

Este ciclo, coordenado por Carlos Bessa, do Cine-Clube da Ilha Terceira, instituição parceira da iniciativa, decorre no auditório do Museu e insere-se no plano de dinamização da exposição "Mundo Pequenino | A infância entre 1890 e 1950".

Nesse sentido, o filme que será apresentado sábado foi selecionado por ser representativo da ideia de infância vigente na sociedade industrial, sustentada em grande medida pela exploração de mão de obra infantil, e que o novo conceito de infância, consubstanciado na Declaração dos Direitos da Crianças de 1950, veio substituir.

A exposição "Mundo Pequenino | A Infância entre 1890 e 1950", patente até 31 de janeiro na Sala do Capítulo, parte de uma mostra de peças de vestuário, móveis e brinquedos pertencentes às coleções do Museu de Angra do Heroísmo ou temporariamente cedidas por particulares e instituições, para dar a conhecer as profundas alterações introduzidas no conceito de infância nas sociedades ocidentais durante as últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX.

Iniciado em outubro com a projeção de 'Aniki Bobó', de Manuel Oliveira, o ciclo será concluído em janeiro com a exibição do filme 'A Invenção de Hugo', de Martin Scorsese.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: