quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Observatório da Juventude dos Açores realiza colóquio internacional "Os Jovens como Atores da Mudança Social"

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, e a Universidade dos Açores, através do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, promovem, no âmbito do Observatório da Juventude dos Açores, a realização do III Colóquio Internacional, subordinado ao tema "Os Jovens como Atores da Mudança Social".

O evento, que irá decorrer a 3 e 4 de dezembro, na Universidade dos Açores, reunirá vários especialistas nacionais e internacionais que vão debater e refletir sobre o papel da juventude nos processos de mudança social.

Nas sociedades ocidentais, marcadas por múltiplas tensões e mutações, têm vindo a ser produzidas no domínio das ciências sociais diversas reflexões e pesquisas acerca desta temática.

Num quadro cultural e tecnológico que enfatiza as capacidades e competências dos atores sociais, esta problemática, dado o seu carácter multidimensional, será abordada numa perspetiva multidisciplinar, o que implica uma ampla discussão teórica e metodológica sobre o lugar dos atores no contexto dos sistemas sociais.

A sessão de abertura deste colóquio Internacional realiza-se a 3 de dezembro, às 9h30, seguindo-se o primeiro painel, sobre  “Mobilidade e Territórios”.

“Movimentos Sociais e Políticos” é o tema do segundo painel deste primeiro dia, realizando-se no dia seguinte os painéis sobre “Qualificações e Profissões” e “Juventude Açoriana e Mundo do Trabalho”.

O Observatório da Juventude dos Açores apresenta-se como um instrumento fundamental no estudo e análise da juventude açoriana e um suporte de apoio à definição e gestão das políticas, assentes em linhas de orientação estratégica, com objetivos e medidas que reforcem a juventude açoriana e a tornem apta para vencer os novos desafios.



GaCS

Sem comentários: