sábado, 28 de novembro de 2015

Centros de Ciência dos Açores atraem jovens para áreas científicas, afirma Brito e Abreu

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou, na Lagoa, a importância dos Centros de Ciência existentes nos Açores para a disseminação da cultura científica no arquipélago.

"Se estimularmos cada vez mais cedo os jovens para as áreas das ciências, estaremos a contribuir para uma sociedade mais desenvolvida e uma economia mais competitiva”, afirmou Fausto Brito e Abreu, salientando que o Governo dos Açores promove a valorização da educação para a ciência e o desenvolvimento do ensino experimental das ciências na Região.

Fausto Brito e Abreu falava sexta-feira, no EXPOLAB, durante a 'Noite da Ciência', no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica, assinalado a 24 de novembro, iniciativa que recebeu centenas de visitantes e teve como principal objetivo a partilha do conhecimento científico com o público, especialmente com os mais jovens.

“Ao fim de 40 anos de Autonomia e da existência da Universidade dos Açores, e depois de, ao longo da nossa história, termos tido Açorianos de vulto nas artes, na literatura, na cultura e na política, a Região poderá criar também grandes quadros na ciência, que são atraídos pelos centros de ciência regionais”, frisou, lembrando a recente atribuição do prémio científico IBM a um jovem Açoriano.

“As comemorações do Dia Nacional da Cultura Científica que, nos Açores, se estenderam pelo mês de novembro, são momentos privilegiados de reflexão sobre o papel do conhecimento na sociedade atual e no futuro da humanidade”, salientou.

A 'Noite da Ciência' incluiu diversas atividades, como laboratórios, palestras, ateliês científicos, ciência ao vivo com cientistas, holografia e demonstrações de robótica, envolvendo os seis centros de ciência da Região, nomeadamente o Observatório do Ambiente, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico, o Observatório Microbiano, o Observatório Astronómico de Santana, Observatório do Mar e o EXPOLAB, além de vários cientistas da Universidade dos Açores.

O Dia Nacional da Cultura Científica foi oficialmente instituído em 1997, sendo assinalado na data de nascimento de Rómulo de Carvalho, homenageando a sua vertente de professor, investigador e autor de livros de divulgação científica.

Anexos:
2015.11.27-SRMCT-NoiteCiência.mp3

GaCS

Sem comentários: