quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Plano Regional da Leitura promove aula aberta para alunos do 10.º ano da ilha Terceira

A Direção Regional da Educação, através do Plano Regional da Leitura, organiza hoje e quinta-feira, nas escolas com ensino secundário da ilha Terceira, uma aula aberta ministrada por Paulo Meneses, docente da Universidade dos Açores, intitulada 'Compor para o ouvido: incidências formais de uma estética da audição'.

Esta aula aberta incidirá, entre outros assuntos, sobre o "papel assegurado por uma voz performativa nas modalidades de circulação e de receção dos produtos estético-verbais trovadorescos” e os "processos de circulação e receção das composições líricas e satíricas da escola trovadoresca galaico-portuguesa”.

Paulo Meneses, natural da freguesia dos Biscoitos, na Terceira, tem como áreas de estudo e trabalho a literatura portuguesa medieval e tardo-medieval, a história da língua portuguesa, a linguística textual/ géneros textuais e as relações entre literatura e cinema.

A apresentação da temática e a inserção no âmbito do programa curricular da disciplina de Português será efetuada por João Avelar, coordenador da biblioteca escolar da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade e docente da disciplina de Português nesta escola.

Esta atividade, que integra o programa curricular do 10.º ano de escolaridade da disciplina de Português, conta com o apoio da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba e da Escola Secundária Vitorino Nemésio.



GaCS

Sem comentários: