quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Museu Carlos Machado inaugura exposição “Caminhos do Chá”

O Museu Carlos Machado inaugura sexta feira-feira, 27 de novembro, pelas 18h00, no Núcleo de Arte Sacra, na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, uma exposição temporária intitulada "Caminhos do Chá", que ficará patente até 3 de abril de 2016.

Esta exposição resulta do trabalho realizado pela equipa do Património Cultural Imaterial deste museu sobre as Plantações de Chá Gorreana, tendo a escolha recaído sobre a fábrica, dada a continuidade e longevidade desta unidade produtiva, fundada em 1883.

A pesquisa, iniciada no terreno em outubro de 2013, utilizou metodologias da Antropologia Social e Cultural, tendo como objetivo a valorização da cultura do chá em S. Miguel, mas também homenagear todos os envolvidos no cultivo da 'Camelia sinensis' e na produção do chá nesta ilha.

O chá foi introduzido no século XIX pela Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense, que contou com os ensinamentos práticos de quatro chineses, dois provenientes de Macau e outros dois vindos de Hong Kong.

Na ilha de S. Miguel existe atualmente um dos únicos locais da Europa onde se produz chá, sendo duas as unidades de plantação e transformação, nomeadamente o Chá Porto Formoso, reaberto em 2001, e as Plantações de Chá Gorreana.

Também subsistem pequenas plantações domésticas, principalmente à volta dos lugares onde se localizaram antigas fábricas, havendo muitas pessoas que ainda produzem artesanalmente o seu chá.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: