sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Diretora Regional dos Recursos Florestais destaca importância das parcerias com a Universidade dos Açores

A Diretora Regional dos Recursos Florestais destacou hoje, em Angra do Heroísmo, a importância das parcerias com a Universidade dos Açores, apontando o exemplo do trabalho desenvolvido entre o Governo e o Grupo de Ecologia Vegetal e Aplicada (GEVA), do Departamento de Ciências Agrárias, que viabilizou a criação, na ilha Terceira, da primeira estação experimental de ecologia em Portugal.

“O restauro ecológico faz parte da estratégia florestal para a Região e as sinergias que se conseguem com estas parcerias com a Universidade dos Açores, nomeadamente, neste caso, com o GEVA, são fundamentais para que os serviços obtenham ferramentas para gerir as suas áreas florestais no dia-a-dia”, afirmou Anabela Isidoro no workshop internacional do projeto de investigação WETREST.

A estação experimental, localizada na Lagoa do Negro, é dedicada ao restauro de ecossistemas e ao desenvolvimento de estudos sobre os processos que ocorrem durante a dinâmica regenerativa de áreas agrícolas.

Anabela Isidoro salientou que se pretende perceber “como acelerar o processo natural de restauro de ecossistemas naturais e que forças conduzem ao aumento da biodiversidade, à resiliência e à recuperação dos serviços ambientais”.

Na sua intervenção, a Diretora Regional manifestou satisfação com o “trabalho desenvolvido nos últimos três anos” no âmbito deste projeto, que assenta nos princípios ecológicos da sucessão, dinâmica e funcionamento dos ecossistemas.

Anabela Isidoro assegurou também que a produção de plantas endémicas feita nos viveiros florestais públicos da Região permite uma resposta pronta às necessidades de plantas, quer para estes projetos de restauro, quer para arborizações em áreas públicas e privadas.



GaCS

Sem comentários: