terça-feira, 17 de novembro de 2015

Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo apresenta, em versão concerto, a opereta "Água Corrente"

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo apresenta sábado, 21 de novembro, pelas 20h00, no auditório António Dacosta da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, a opereta "Água Corrente", da autoria de João Ilhéu e Henrique Vieira da Silva.

O espetáculo, que se realiza com a colaboração da escola anfitriã, insere-se na política de divulgação dos fundos dos Arquivos Regionais da Biblioteca, instituição que tem à sua guarda os originais desta opereta.

As partituras foram incorporadas por oferta da filha do compositor Henrique Vieira da Silva, enquanto o libreto foi adquirido há alguns anos, também por doação, aquando da incorporação do espólio do tenente-coronel Frederico Augusto da Silva Lopes Jr. (João Ilhéu).

A versão de concerto desta opereta, com a direção artística de Duarte Gonçalves da Rosa, conta a participação da soprano Alla Lanova, no papel de Maria, do tenor João Rodrigues, no papel de João Trepa, e do barítono Rui Baeta, que interpretará a figura de Manuel da Rita, o americano.

É a primeira vez que esta opereta, que teve estreia absoluta a 8 de fevereiro de 1928, no Teatro Angrense, é apresentada com cantores profissionais nos três principais papéis.

No espetáculo participam ainda Rita Pereira, Raquel Sousa, Isabel Noronha e José Elmiro Rocha, nos papéis, respetivamente, de Conceição, tia Ana Madalena e tio Miguel.

A parte coral estará a cargo dos coros da Biblioteca Pública, da Sé de Angra e do Seminário Episcopal de Angra, participando também a Classe de Ballet da professora Eduarda Rosa, o Rancho de Reis de José Joaquim Sousa, a Filarmónica da Associação Cultural do Porto Judeu e alguns atores do bailinho de Santa Bárbara, sob a direção de Valter Peres, sendo a luminotécnica e sonoplastia assegurada por Paulo Rodrigues, da EBS Tomás Borba.

A orquestra será constituída por Pedro Carvalho (flauta) Sara Silva (oboé), André Moura (clarinete), Paulo Borges (trompete), Francisco Rocha (tímpanos), Elena Kharambura (1.º violino), Ostap Kharambura (2.º violino), Cristina Kharambura (violino obligato), Orest Gritsiouk (violoncelo), Paulo José Cunha (contrabaixo) e Edward Luiz d’Abreu (piano), sendo a música da autoria do compositor terceirense Henrique Vieira da Silva.

O libreto, da autoria do também terceirense João Ilhéu, conta a história do infortúnio amoroso de Maria, que ama um pobre pastor mas é contrariada pelo pai, que pretende casá-la com um primo 'amaricano' rico.

A Direção Regional da Cultura informa que estes e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: