quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Governo Regional afeta 7,3 milhões de euros para investimento em caminhos rurais e agrícolas

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou hoje, na Terceira, a afetação de 7,3 milhões de euros para investimento em caminhos rurais e agrícolas que foi inscrita na proposta de Plano para 2016, ano em que o Governo dos Açores concluirá todos os pedidos de eletrificação de explorações agrícolas no arquipélago.

“Estamos a falar de 1,8 milhões de euros destinados à eletrificação de cerca de 90 explorações agrícolas”, frisou Luís Neto Viveiros, à margem da inauguração do Caminho Agrícola da Canada da Vista, na freguesia de Cinco Ribeiras, concelho de Angra do Heroísmo.

Este processo de eletrificação, que está a ser desenvolvido numa parceria entre a IROA e a EDA, com recurso ao Programa de Desenvolvimento Rural e a fundos regionais, contribui para o aumento do rendimento dos produtores de leite pois permite a instalação de sistemas de frio nas explorações e a indústria aplica uma majoração ao preço pago por cada litro que seja entregue refrigerado em fábrica.

Luís Neto Viveiros salientou, relativamente à Terceira, que o investimento de cerca de 700 mil euros permite aumentar em 50 por cento as explorações eletrificadas nesta ilha.

Além da eletrificação de todas as explorações agrícolas açorianas que apresentaram pedidos de fornecimento de energia elétrica, o Executivo Regional, através da IROA, está também a proceder à melhoria das infraestruturas existentes, num investimento global de mais de 200 mil euros.

A conclusão da obra do Caminho Agrícola da Canada da Vista, hoje assinalada, representou um investimento de aproximadamente 130 mil euros e vai beneficiar uma dezena de explorações agrícolas confinantes e cerca de 40 nas imediações, abrangendo uma área agrícola de 300 hectares.

Com uma extensão de quase 700 metros, esta rede viária garante uma melhoria de acessibilidade aos agricultores e, consequentemente, a redução de custos para a sua atividade.

Anexos:
2015.11.12-SRAA-CaminhoAgrícolaCanadaVista.mp3

GaCS

Sem comentários: