quinta-feira, 3 de março de 2016

Intervenção do Vice-Presidente do Governo

Texto integral da intervenção do Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, proferida hoje, em Angra do Heroísmo, na cerimónia de entrega de 63 diplomas de 9.º ano, no âmbito da Rede Valorizar:

“Associo-me, com grande satisfação, em nome do Governo dos Açores, a este momento de realização pessoal de todos quantos aqui, hoje, irão receber os seus diplomas.

Numa única cerimónia, esta, simples mas representativa do sucesso que é possível alcançar com trabalho e dedicação, assinalamos a conjugação de dois grandes objetivos.

Por um lado, concretiza-se o sonho de valorização pessoal que vos trouxe ao curso de Aquisição Básica de Competências e, por outro, vemos alcançado o resultado positivo de mais uma iniciativa que tem em vista a promoção individual dos Açorianos.

Não temos dúvidas de que a Educação é uma peça-chave para o aperfeiçoamento individual e o desenvolvimento dos Açores.

Estamos conscientes da relevância da qualificação da população adulta açoriana, que consideramos como uma das áreas prioritárias e determinantes para a igualdade de oportunidades e para a coesão social.

Enquanto, nos últimos anos, se viveu no país um período em que a educação de adultos foi marginalizada, sofreu um forte desinvestimento e passou a abranger cada vez menos pessoas, tornando-se quase residual, nos Açores nós seguimos o caminho justamente inverso.

Em parceria com as escolas profissionais, aumentámos significativamente a oferta de cursos Reativar voltados para a conclusão do 3.º Ciclo e do Secundário.

O reconhecimento de competências adquiridas pelas vias formais e não-formais, desenvolvido pela Rede Valorizar, permitiu, só em 2015, certificar 2.153 Açorianos com habilitações até ao 9.º ano ou o Secundário.

Os cursos ABC, de que vamos entregar hoje os diplomas, são uma resposta regional, implementada no âmbito da nossa Autonomia, ao desafio que se nos colocou de encontrarmos um método pedagógico eficiente e eficaz de qualificarmos a parte da população que possui baixa escolaridade.

Neste preciso momento, enquanto decorre esta cerimónia, cerca de 1.200 Açorianos estão integrados em cursos ABC desenvolvidos nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Faial e Santa Maria.

Outro exemplo significativo: hoje vamos entregar o diploma número 6.000 emitido pela Rede Valorizar.

Não há melhor testemunho do muito trabalho que tem sido feito ao longo dos últimos anos e do facto de que, para nós, o compromisso com a educação de adultos é duradouro e não inconstante.

Oferecer formação a quem dela necessita, garantir o reconhecimento de competências para quem as tem, certificar-nos de que todos os Açorianos tenham uma oportunidade de aumentar as suas qualificações, afirmar a educação de adultos como parte integrante do nosso sistema de formação – estes são os nossos compromissos, estas são as nossas obrigações.

Cabe aqui uma palavra de especial de agradecimento aos formadores dos cursos ABC, sem os quais este projeto de educação não teria sido possível.

Foram capazes de construir, de raiz, material pedagógico inovador para a educação de adultos, sem paralelo no resto do país, e desenvolveram práticas pedagógicas que permitiram aos formandos ultrapassarem todas as dificuldades, podendo dizer-se que cada diploma aqui hoje entregue tem a vossa marca neles.

Termino reafirmando que a educação, como um direito de todos e ao longo da vida, é um conceito que recolhe unanimidade no seio do Governo dos Açores.

Ter a oportunidade de voltar a estudar e realizar o sonho de concluir os seus estudos não tem preço.

O conhecimento que cada um dos que aqui estão conquistou, com o seu esforço e o seu empenho, é algo que já não pode ser retirado.

É o maior investimento que um ser humano pode fazer, é a porta para a realização de mais e mais ambiciosos projetos na construção de um futuro melhor.


Espero que possamos voltar a encontrar-nos, num determinado momento desse futuro melhor que hoje começa, para celebrarmos juntos a conclusão de novos projetos que entendam abraçar."

Anexos:
2016.03.03-VPGR-EntregaDiplomasCursosABC.mp3

GaCS

Sem comentários: