quinta-feira, 3 de março de 2016

Rede Valorizar já certificou seis mil Açorianos com cursos de Aquisição Básica de Competências

O Vice-Presidente do Governo dos Açores reafirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que "a educação é uma peça-chave para o aperfeiçoamento individual e o desenvolvimento dos Açores”.

Sérgio Ávila, que falava na cerimónia de entrega de diplomas de cursos de Aquisição Básica de Competências (ABC), frisou que o Governo considera, por isso, a qualificação da população adulta açoriana como “uma das áreas prioritárias e determinantes para a igualdade de oportunidades e para a coesão social”.

“Enquanto, nos últimos anos, se viveu no país um período em que a educação de adultos foi marginalizada, sofreu um forte desinvestimento e passou a abranger cada vez menos pessoas, tornando-se quase residual, nos Açores seguimos o caminho justamente inverso”, afirmou.

Na sua intervenção, o Vice-Presidente revelou que, só em 2015, em parceria com as escolas profissionais e através da Rede Valorizar, foi possível certificar 2.153 Açorianos com habilitações até ao 9.º ano ou o Secundário.

“Os cursos ABC são uma resposta regional, implementada no âmbito da nossa Autonomia, ao desafio que se nos colocou de encontrarmos um método pedagógico eficiente e eficaz de qualificarmos a parte da população que possui baixa escolaridade”, salientou.

Sérgio Ávila sublinhou também que, no momento em que decorria a cerimónia, cerca de 1.200 Açorianos estavam integrados em cursos ABC desenvolvidos nas ilhas de S. Miguel, Terceira, Faial e Santa Maria.

O Vice-Presidente apontou ainda “outro exemplo significativo", revelando que hoje foi entregue "o diploma número 6.000 emitido pela Rede Valorizar”.

"Não há melhor testemunho do muito trabalho que tem sido feito ao longo dos últimos”, salientou Sérgio Ávila.



GaCS

Sem comentários: