quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Açores recebem 46% do total de verbas atribuídas a Portugal para apoio aos produtores de leite

O Governo dos Açores congratulou-se hoje com a consensualização de critérios para a operacionalização e repartição a nível nacional das ajudas europeias aos produtores de leite, que se traduzem na atribuição à Região de 46 por cento do total das verbas afetadas pela Comissão Europeia a Portugal.

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente salientou que este apoio, que se vai traduzir num montante global de 1,8 milhões de euros, reflete o facto de os Açores produzirem mais de 30 por cento do leite nacional e quase 50 por cento dos queijos.

Nesse sentido, vão ser atribuídos 45 euros por vaca aos primeiros 20 animais de cada exploração, beneficiando todos os produtores da Região.

Luís Neto Viveiros reafirmou, no entanto, que o Governo dos Açores considera o envelope financeiro de cerca de quatro milhões de euros atribuído a Portugal no âmbito dos 350 milhões de ajudas extraordinárias a atribuir aos produtores de leite, manifestamente insuficiente.

O titular da pasta da Agricultura congratulou-se ainda com a decisão do Governo da República de implementar a obrigatoriedade de indicação da origem no rótulo do leite e produtos lácteos, hoje anunciada.

No âmbito das medidas de apoio ao setor do leite, o Governo dos Açores vai proceder em outubro ao adiantamento em 70 e 80 por cento do pagamento de ajudas previstas no POSEI e no PRORURAL+, respetivamente, após autorização da Comissão Europeia.



GaCS

Sem comentários: