quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores é instrumento fundamental para vencer novos desafios, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou, no Corvo, que o Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores (PEMTA) é uma ferramenta essencial para vencer os novos desafios com que se depara este setor.

Vítor Fraga, que falava quarta-feira na apresentação do PEMTA na mais pequena ilha dos Açores, frisou que 2015 foi o melhor ano de sempre do turismo na Região, tendo pela primeira vez sido ultrapassada a barreira de 1,5 milhões de dormidas, acrescentando que os primeiros seis meses deste ano sustentam este bom momento, já que se regista um crescimento de 33,3%, face a igual período de 2015, e de 85,3%, face ao mesmo semestre de 2012.

Na sua intervenção, frisou que esta dinâmica se estende a todas as ilhas, salientando que, no caso concreto do Corvo, em 2015 foi registado um crescimento de 45% face a 2012.

Nesta ilha, no primeiro semestre deste ano, houve mais 752 dormidas, face a 2015, “ou seja, um crescimento de 87%, e mais 1.160 dormidas, face a 2012, representando um crescimento de 254%”.

Vítor Fraga alertou, no entanto, que estes bons resultados não devem ser fator de deslumbramento, mas sim um ponto de partida “para vencer os novos desafios", considerando que o PEMTA "é um instrumento fundamental para vencer esses novos desafios”.

O Secretário Regional afirmou que este plano estratégico é “ambicioso", acrescentando que define um conjunto de estratégias com vista a alcançar três grandes resultados, nomeadamente a qualificação e desenvolvimento sustentável do turismo, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento do turismo como ferramenta de dinamização da economia em todas as ilhas.

Do ponto de vista da estratégia de comunicação, o titular da pasta do Turismo salientou a necessidade de promover “o turismo Açores como um todo, evidenciando naturalmente os aspetos diferenciadores de cada uma das ilhas”, assim como a complementaridade entre elas, para alavancar a notoriedade do destino junto dos clientes.

Vítor Fraga, que considerou o turismo de natureza como “âncora”, lembrou que este é complementado pelo turismo náutico, 'touring cultural' e paisagístico e pelo turismo de saúde e bem-estar, realçando que para cada ilha estão "definidos claramente quais são as atrações primárias, secundárias e complementares com outras ilhas”.

O Secretário Regional afirmou que este plano permitirá atingir quatro objetivos estratégicos, nomeadamente melhorar e enriquecer a qualidade da experiencia turística do visitante, contribuir para a preservação e conservação dos espaços naturais e culturais, contribuir para o desenvolvimento económico da Região e melhorar o desempenho das atividades do turismo.

Considerando que o PEMTA dá “sequência ao trabalho mais abrangente de sempre efetuado ao nível do turismo dos Açores”, Vítor Fraga realçou ainda a transversalidade dos contributos do plano para um setor que vale não só por si, mas também como força indutora do desenvolvimento de outros setores de atividade.

“Este não é o plano do Governo. Este é o plano de todos nós, em que todos estão convocados a colaborar na sua implementação. Em qualquer atividade, para ter sucesso, é necessário planear, executar, medir, controlar e agir. O turismo não foge à regra”, afirmou, destacando que é este trabalho conjunto de entidades públicas e privadas que coloca hoje o turismo dos Açores a viver um novo tempo.

“O sucesso que hoje se vive no turismo dos Açores não significa que esteja tudo bem”, disse Vítor Fraga, afirmando que “contamos com todos”, para ajudar a por o plano em prática e ter “um destino verdadeiramente sustentável do ponto de vista económico, ambiental e social”.

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GaCS

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