segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Governo dos Açores abre período de candidaturas ao incentivo ao arrendamento

O período único de candidaturas ao incentivo arrendamento de imóveis e frações habitacionais decorre de hoje até 15 de setembro, anunciou o Governo dos Açores.

As candidaturas podem ser entregues na Direção Regional da Habitação, nos Serviços de Ilha de Habitação e nos postos de atendimento da RIAC – Rede Integrada de Apoio ao Cidadão, podendo ainda ser submetidas em formato eletrónico, através do endereço ia.drh@azores.gov.pt.


O Governo dos Açores, ao abrigo deste programa, apoia cerca de 1.400 agregados familiares, num investimento púbico mensal superior a 200 mil euros.

O montante de apoio pode atingir 70% do valor da renda máxima admitida, de acordo com as caraterísticas socioeconómicas de cada família.

No âmbito deste programa criado pelo Executivo açoriano, são majorados os apoios relativos a imóveis ou frações arrendadas nas 'Ilhas da Coesão', assim como os apoios destinados a agregados monoparentais, famílias que integrem elementos portadores de deficiência e jovens.

As regras do programa de apoio denominado 'Famílias com Futuro' foram alteradas nesta legislatura, permitindo, na modalidade do incentivo ao arrendamento, prolongar por um novo período de candidaturas os beneficiários que tenham atingindo cinco anos de apoio.

Desta forma, as famílias podem usufruir de um novo período para procurar a autonomização financeira, sendo as regras introduzidas no modelo financeiro mais justas e adequadas às caraterísticas socioeconómicas dos beneficiários.

Com esta medida, o Governo dos Açores pretende contribuir para a melhoria das condições habitacionais das famílias açorianas, através do acesso a habitação permanente condigna, e do seu rendimento disponível, bem como para a sua autonomização, contribuindo, igualmente, para viabilizar o mercado imobiliário regional, pela via do arrendamento.



gaCS

Sem comentários: