quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Vasco Cordeiro expressa reconhecimento pelo papel desempenhado pelas Filarmónicas dos Açores

O Presidente do Governo participou, esta terça-feira, na abertura das comemorações do 110.º aniversário da Filarmónica Minerva dos Ginetes, em São Miguel, uma oportunidade para Vasco Cordeiro expressar o reconhecimento público pelo papel de dinamização cultural e social que desempenham as cerca de uma centena de instituições do género existentes nos Açores.

“Desta forma, expresso o reconhecimento público a tantas filarmónicas, muitas delas centenárias, que constituem motivo de grande orgulho para todos nós por aquilo que deram e que dão em termos de dinamização cultural e social e de formação musical dos Açorianos”, afirmou Vasco Cordeiro.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo salientou que, na prática, são milhares de Açorianos que estão envolvidos neste tipo de instituições, as quais cumprem um importante função nas localidades onde estão inseridas, mas que têm, também, um papel importante a nível regional.

O projeto da Orquestra Regional Lira Açoriana, composta por jovens músicos do arquipélago e que tem um funcionamento reformulado, “acaba por expressar bem esta importância e este papel que as Filarmónicas têm na nossa Região”, salientou Vasco Cordeiro.

Relativamente à Filarmónica Minerva dos Ginetes, o Presidente do Governo salientou ainda que, ao longo de mais de 100 anos, a história desta instituição associa-se e liga-se à história da freguesia, assumindo-se como um fator de dinamização cultural e social, comprovado pelo facto de, atualmente, a maioria dos seus executantes serem jovens.

No âmbito destas comemorações, o Presidente do Governo dos Açores inaugurou, ainda, a Feira de Artesanato e Tradições dos Ginetes.

Anexos:
2016.08.02-PGR-AniversárioMinervaGinetes.mp3

GaCS

Sem comentários: