sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Turismo tem contribuído ativamente para a criação de emprego, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou, em Santa Cruz das Flores, que a dinâmica do setor do turismo tem contribuído decisivamente para a criação de postos de trabalho nos Açores.

Para Vítor Fraga, essa dinâmica tem contribuído para que existam atualmente “mais Açorianos empregados e para que a taxa de desemprego seja a mais baixa dos últimos cinco anos, respondendo assim a uma das grandes prioridades do Governo dos Açores para esta legislatura”.

O titular da pasta do Turismo, que falava quinta-feira na inauguração da Grande Rota das Flores, salientou que os indicadores conhecidos do primeiro semestre de 2016 mostram que os Açores permanecem "numa dinâmica de crescimento que já foi bem patente nos últimos anos, nomeadamente em 2015".

"Ao nível do alojamento, e considerando todas as tipologias, no primeiro semestre de 2016 temos mais 187.500 dormidas que em 2015, o que significa um crescimento de 33,3%, e mais 344.706 dormidas que em 2012, o que representa um crescimento de 85,3%”, frisou. 

“Estamos perante um setor que gera confiança junto dos nossos empresários, o que se reflete nos muitos investimentos que vão surgindo em todas as ilhas", afirmou Vítor Fraga, salientando que, em 2012, existiam na Região 11.808 camas, enquanto hoje são 15.162 camas, o que significa um crescimento de mais 28%.

Por outro lado, segundo o Secretário Regional, em 2012, existiam 117 empresas de animação turística e hoje há 298 empresas, o que representa um crescimento de 154%.

"Esta é também uma dinâmica bem presente nas Flores", frisou, revelando que esta ilha passou de 443 camas em 2012 para 500 atualmente, enquanto as empresas de animação turística e marítimo-turística quase duplicaram no mesmo período, passando de cinco para nove.

Na sua intervenção, Vítor Fraga afirmou que, ao longo dos últimos quatro anos, o Governo dos Açores fez uma forte aposta na qualificação da oferta turística, também ao nível da rede de trilhos, salientando que existem atualmente no arquipélago “mais de 80 trilhos", numa oferta que ultrapassa os 800 quilómetros de extensão e abrange todas as ilhas.

Atualmente, os Açores possuem cinco Grandes Rotas, nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Faial e agora também nas Flores.

A Grande Rota das Flores, inaugurada quinta-feira, tem 46 quilómetros de extensão e, segundo Vítor Fraga, "possibilita um contato direto com a natureza", desenvolvendo-se num traçado que "potencia o desenvolvimento das economias locais de cada uma das freguesias” que atravessa.

“Estamos certos que esta Grande Rota contribuirá para a valorização da experiência turística de todos aqueles que nos visitarem”, afirmou Vítor Fraga.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: