sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Governo dos Açores considera urgente reconhecimento em Portugal das cartas de condução emitidas nas Bermudas

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas defendeu hoje, em Lisboa, a necessidade de ser resolvida com urgência a questão do reconhecimento pelas autoridades portuguesas das cartas de condução emitidas nas Bermudas, frisando que a situação causa muitos problemas à comunidade portuguesa emigrada neste arquipélago do Atlântico norte.

“O Governo dos Açores considera que a resolução deste assunto é urgente. É um assunto que já se arrasta há algum tempo e que preocupa a comunidade portuguesa nas Bermudas”, frisou Rodrigo Oliveira, em declarações no final de uma reunião com o Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins.

Rodrigo Oliveira salientou que a reunião “serviu para sensibilizar e alertar o Governo da República, que tem competência sobre este assunto, para o problema do não reconhecimento, em Portugal, das cartas de condução emitidas pelas Bermudas”, acrescentando que este encontro surge na sequência de outras reuniões já realizadas, designadamente com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

“Eu próprio tive oportunidade de constatar, na visita que efetuei e nos contactos que tenho mantido com a comunidade açoriana das Bermudas, a grande preocupação e os constrangimentos causados às muitas centenas de emigrantes açorianos quando se deslocam aos Açores pelo facto de não verem reconhecidas em Portugal as cartas de condução" emitidas pelas autoridades daquele território, frisou o Subsecretário Regional.

As ilhas Bermudas, com capital em Hamilton, são um território ultramarino britânico situado no Atlântico norte, que foi destino da emigração açoriana desde meados do século XIX.

Estima-se que cerca de 20 a 25% da população das Bermudas é descendente de portugueses, dos quais 90% de origem açoriana.

Anexos:
2016.08.12-SsRPRE-ReuniãoSecretárioEstadoInfraestruturas.mp3

GaCS

Sem comentários: