quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Diretora Regional do Desenvolvimento Rural destaca investimento jovem na agropecuária

A Diretora Regional do Desenvolvimento Rural destacou hoje, na ilha Terceira, o investimento feito por jovens agricultores no setor agropecuário, salientando que já foram aprovadas, ao abrigo do novo Programa de Desenvolvimento Rural, 25 novas primeiras instalações, num apoio que ascende a cerca de um milhão de euros.

Fátima Amorim, que falava â margem da visita a um projeto de investimento de uma jovem agricultura terceirense numa exploração vocacionada para a produção de carne IGP-Açores, frisou que, ao abrigo do PRORURAL, a medida 'Instalação de Jovens Agricultores' atingiu uma taxa de execução de 100 por cento.

Esta taxa de execução, segundo a Diretora Regional, “demonstra a grande importância e a adesão que esta medida teve na Região, assim como o trabalho que se tem desenvolvido nos Açores com o objetivo de rejuvenescer o setor”.

Nesse sentido, salientou que foi ultrapassada “a meta definida para o período 2007-2013, de 200 primeiras instalações previstas, com a aprovação de 256 candidaturas”, que foi possível financiar através de um reforço de verba.

Entre estas 256 candidaturas aprovadas, 33 foram apresentadas por mulheres.

Os jovens agricultores que se instalam situam-se, principalmente, na faixa etária entre os 18 e os 30 anos.

Os Açores são a região do País com a população agrícola mais jovem, apresentando uma idade média de 42 anos, de acordo com o último censo.



GaCS

Sem comentários: