segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Avelino Meneses reafirma que as escolas terão os docentes necessários

O Secretário Regional da Educação e Cultura reafirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Sistema Educativo Regional terá no próximo ano letivo, de 2016/2017, o número “necessário” de docentes para que as escolas “funcionem em pleno”.

Avelino Meneses, que falava aos jornalistas no final de uma reunião com a Direção do Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA), frisou ainda que o Governo fará “um esforço”, como o que realizou no ano letivo findo, de modo a evitar que os professores de apoio “sejam deslocados” para as substituições.

“O que faremos é esforçarmo-nos, como nos esforçamos ao longo deste ano, no sentido de tentar evitar que os professores de apoio sejam deslocados para as substituições”, afirmou.

O Secretário Regional salientou, no entanto, que “não se pode garantir isto em absoluto”, dados os “imprevistos” que, em determinadas circunstâncias, ocorrem nas diferentes unidades orgânicas do sistema educativo.

Em relação ao próximo ano letivo, que se inicia a 14 de setembro, o titular da pasta da Educação considerou que, nesta altura, é “prematuro” avançar com números, até porque, acrescentou, não é possível dizer que "vamos crescer da mesma forma” como ocorreu em 2015/2016, primeiro ano letivo de implementação do ProSucesso – Açores pela Educação, programa de promoção do sucesso escolar.

Avelino Meneses recordou que, no último ano letivo, o número de docentes nos Açores foi reforçado em mais de 200 professores, “precisamente para alavancar as políticas de promoção do sucesso escolar”.

Para o próximo ano letivo não é possível dizer que haverá um crescimento idêntico, até porque, salientou o Secretário Regional, “isso se tornaria obviamente incomportável”.

O Secretário Regional da Educação e Cultura adiantou ainda que, em matéria de contratação de professores para o próximo ano letivo, o departamento que tutela está a proceder a "uma averiguação das necessidades escola a escola”.

Anexos:
2016.08.01-SREC-AudicaoSPRA.mp3

GaCS

Sem comentários: