segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Porto dos Mosteiros, em S. Miguel, poderá ter posto de recolha para venda direta de pescado, afirma Brito e Abreu

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, nos Mosteiros, em S. Miguel, que o Decreto Legislativo Regional que regulamenta a primeira venda de pescado fresco nos Açores será debatido no Conselho Regional das Pescas que vai reunir sexta-feira, 5 de agosto, nomeadamente a criação de uma portaria para a venda direta de pescado.

Fausto Brito e Abreu, que falava durante uma visita ao Porto de Pescas, adiantou que “serão discutidos os primeiros locais na Região onde será possível implementar a venda direta do pescador ao consumidor final”, acrescentando que portos como o dos Mosteiros, “mais isolados e distantes da lota, têm potencial para ter um posto de recolha com as devidas condições para fazer venda direta a cidadãos locais e a turistas”.

Esta medida irá permitir aos armadores vender diretamente ao consumidor o pescado, num limite máximo de 30 quilos por dia, contribuindo para o aumento do rendimento dos pescadores e operacionalizando os circuitos curtos de comercialização previstos na Política Comum de Pescas.

Por outro lado, o Secretário Regional considerou que “hoje é um dia importante para as pescas”, referindo-se à entrada em vigor da equiparação do preço do gasóleo da pesca artesanal ao da pesca do largo.

O despacho, publicado hoje, permite que os armadores da pesca artesanal paguem o combustível com uma redução de 10 cêntimos por litro.

Segundo Brito e Abreu, esta era “uma reivindicação da Federação das Pescas dos Açores e dos pescadores açorianos que finalmente foi possível implementar”.

Durante esta visita, o governante contactou com pescadores dos Mosteiros, que defenderam uma maior restrição no acesso ao contentor de frio e a necessidade de uma maior limpeza do porto, situações que, segundo Brito e Abreu, “terão uma resposta rápida”.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: