sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Lar Luís Soares de Sousa vai ser requalificado e passa a contar com um Centro de Noite

A Secretária Regional da Solidariedade Social presidiu hoje, em Ponta Delgada, ao lançamento da primeira pedra do Centro de Noite e da obra de requalificação do Lar Luís Soares de Sousa, que conta com um apoio do Governo dos Açores que ascende a 2,3 milhões de euros.

Andreia Cardoso salientou que esta obra "não é um caso isolado nos Açores”, frisando que se insere numa "opção política que está centrada, em primeiro lugar, naqueles que vão ser os seus utilizadores e que vão beneficiar de melhores condições que aqui serão criadas, ou seja, uma opção política que está centrada nos idosos”.

“Esta cerimónia remete-nos para um aspeto essencial, que é a coesão territorial”, frisou Andreia Cardoso, acrescentando que “é ilustrativa do compromisso que este Governo assume, e pratica, de criar condições em toda a Região para que os Açorianos se sintam, de facto, Açorianos de pleno direito”.

Na sua intervenção, a Secretária Regional, afirmando que se trata de uma questão de equidade no acesso a estes serviços, destacou vários projetos a iniciar ou já em curso nas ilhas Terceira, Santa Maria, Corvo, São Miguel, Faial e Flores, nomeadamente a criação de vários centros de dia e de noite, assim como a requalificação de serviços já existentes ao nível de lar e de apoio ao domicílio.

“Aquilo que daqui se retira é que continuamos a desenvolver uma atividade que visa dar resposta a este objetivo de coesão social, criando as condições, fomentando e estabelecendo, como é o caso do Lar Luís Soares de Sousa, as parcerias que são necessárias para que este caminho chegue a bom fim e os objetivos comuns sejam concretizados”, frisou a governante.

A obra cuja primeira pedra foi hoje lançada deverá estar concluída no primeiro semestre de 2018, permitindo um ganho de seis vagas a somar às 40 já disponíveis em lar.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: