quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Governo dos Açores adjudica mais duas intervenções em ribeiras, num investimento de 730 mil euros

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente, adjudicou mais duas empreitadas inscritas na Carta Regional de Obras Públicas (CROP) para intervenções em ribeiras, com o objetivo de aumentar a segurança das populações, num investimento público global de cerca de 730 mil euros.

Na sequência de concurso público, a empreitada de intervenção na Ribeira da Lomba, no concelho da Povoação, em S. Miguel, foi adjudicada por cerca de 377 mil euros à empresa Tecnovia Açores, com um prazo de execução de seis meses.

O projeto prevê a substituição da ponte existente sobre a Ribeira da Lomba, danificada pelas intempéries, com a construção de uma nova passagem com duas vias e um passeio, localizada noutra parte do traçado desta linha de água.

No Pico, foi adjudicada, por cerca de 350 mil euros, a intervenção na Ribeira da Areia, na freguesia da Prainha, concelho de São Roque, também com um prazo de execução de seis meses.

A empreitada, adjudicada à Tecnovia Açores, prevê o desvio de uma grota recém-formada para a Ribeira da Areia e o reperfilamento e alargamento desta ribeira.   
    
A montante da passagem hidráulica, o desvio da nova grota para a Ribeira da Areia será conseguido através de uma vala com cerca de 100 metros de comprimento e dois metros de largura, seguida de um canal com dois metros de largura e 15 metros de comprimento.

Este canal desagua na Ribeira da Areia, que será alargado para três metros, de modo a aumentar a sua capacidade de vazão.

O Governo dos Açores procedeu na atual legislatura a um significativo reforço de investimento público em intervenções, manutenção e limpeza de linhas de água em todo o arquipélago, visando contribuir para o aumento da segurança de pessoas e bens.

Na Terceira, estão a ser executadas as obras de requalificação da Ribeira de São Bento, em Angra do Heroísmo, e da Grota de Francisco Vieira, no Raminho, no valor global de cerca de dois milhões de euros.

Em S. Miguel, foi lançado concurso público para a construção do canal de desvio de afluentes da Ribeira do Salto da Inglesa e de consolidação do leito e margens do canal do Salto do Fojo, nas Furnas, concelho da Povoação, num investimento de 1,5 milhões de euros.

O Governo dos Açores, considerando os prejuízos causados pelos temporais de setembro e dezembro de 2015 nos concelhos de Nordeste, Povoação e Ribeira Grande, decidiu também avançar este ano com intervenções não previstas na CROP em linhas de água nestes três concelhos, num custo total estimado superior a dois milhões de euros.

Em S. Jorge, está a ser executada, por cerca de 240 mil euros, a intervenção na Ribeira da Beira, enquanto nas Flores se encontram a decorrer as obras de reabilitação da rede hidrográfica da Fajãzinha, nas Lajes, num investimento público de cerca de 1,5 milhões de euros.

Além das empreitadas em curso, desde 2013 foram concluídas significativas intervenções nas ribeiras de Porto Judeu e da Grota da Chouriça, na Terceira, e a primeira fase da intervenção na Ribeira do Dilúvio, no Pico.

Em S. Miguel, foram realizadas obras na Ribeira do Faial da Terra e da Ribeira Quente, concelho da Povoação, na Ribeira de Santa Bárbara, concelho da Ribeira Grande, na Ribeira do Cabo da Vila, concelho da Lagoa, e na Grota da Areia, freguesia do Pilar da Bretanha, no concelho de Ponta Delgada.

A rede hidrográfica do arquipélago tem cerca de 7.000 quilómetros, distribuída por mais de 700 bacias hidrográficas.



GaCS

Sem comentários: