quarta-feira, 24 de março de 2010

"Açores-Região Europeia do Ano 2010" lança concurso de jornalismo




O Secretário Regional da Presidência, André Bradford, anunciou ontem a criação de um prémio “dirigido a jornalistas e ao género de reportagem, com o objectivo de incrementar e fomentar o interesse jornalístico em volta das questões relacionadas com os Açores e a sua presença na Europa, no âmbito da Região Europeia do Ano 2010”.
A revelação foi feita na abertura da exposição “Figuras” do Pintor Estónio Markus Kasemaa, que está patente no Teatro Ribeira-grandense, no âmbito das actividades dos Açores, enquanto Região Europeia do Ano.

André Bradford realçou a preocupação que a definição da programação cultural da Região Europeia do Ano teve em “chegar a vários espaços em cada Ilha e em todas as Ilhas” e sublinhou a importância da sua “abrangência temática”.

Para o governante, que tem a responsabilidade do desenvolvimento do programa da chancela da Região Europeia do Ano, a exposição de Markus Kasimaa vem ao encontro da preocupação de “trazer um pouco da Europa aos Açores, especialmente o que, nos vários países do continente europeu, se faz de mais contemporâneo e mais interessante, aproximando, assim, os Açorianos da cultura europeia”.

A exposição do artista Estónio, para André Bradford, “é o exemplo de resposta aos objectivos traçados, uma vez que apresenta uma obra que marca e despoleta uma reacção própria em quem observa os painéis em exibição”.

O Secretário Regional da Presidência, perante a presença do Embaixador da Estónia, destacou a disponibilidade e a colaboração da Embaixada deste país e a disponibilidade da Câmara Municipal da Ribeira Grande em acolher a mostra, considerando que esta é “uma oportunidade para estreitar laços, procurar novas parcerias e dar a conhecer os Açores para fora das nossas fronteiras”.

“A Estónia tem uma particularidade e um simbolismo especial: por um lado, porque conseguimos fazer coincidir esta exposição com a abertura do Consulado da Estónia nos Açores, e por outro, porque em 2011, Talin será uma das capitais europeias da cultura o que, por ser o primeiro evento de exposições nos Açores, acrescenta um simbolismo extra”, disse.

Para vincar a parceria com a Estónia, André Bradford anunciou que “o prémio para o concurso de reportagem jornalística será uma deslocação a Talin, no próximo ano, integrada no programa da Capital Europeia da Cultura”, acrescentando que “desta forma, se distingue, simbolicamente, esta parceria, que agora celebramos e que esperamos se desenvolva no futuro”






GaCS/LFC

Sem comentários: