quinta-feira, 25 de março de 2010

Museu de Angra expõe “Barcos com Histórias”




O Museu de Angra do Heroísmo terá patente, de 26 de Março a 9 de Junho, na sala de Oportunidades, a exposição “Barcos com Histórias”, composta por um conjunto de 23 modelos de embarcações em diferentes materiais, seleccionados em função da sua capacidade de evocar histórias de glória, coragem e aventura. Assim, a par da magnífica miniatura da nau “Príncipe Real”, pode observar-se uma réplica do não menos majestoso “RMS Queen Mary”, o transatlântico britânico que se diz ser assombrado por fantasmas; um modelo do “Espadarte”, um bote baleeiro do Pico, testemunha histórias de valentia protagonizadas por açorianos, enquantoque uma humilde reprodução de plástico do bergantim “Black Falcon” remete para o mundo fabuloso dos piratas das Caraíbas.

As embarcações, que agora se mostram, pertencem à colecção Náutica, cuja origem data da fundação do Museu de Angra, em 1949, e que cresceu lentamente ao longo dos trinta anos seguintes, até aumentar significativamente em 1979, com a compra de 102 modelos de barcos em miniatura, nomeadamente barcos de guerra, de transporte, de recreio, de instrução, de pesca, de remos, iates, veleiros, de cabotagem, um ex-voto, outros mais pequenos idealizados e montados dentro de garrafa de vidro e, ainda, outros instalados dentro de vitrinas. Alguns desses modelos que constam igualmente da exposição foram alvo de restauro por duas estagiárias, no âmbito do programa Eurodisseia.

A inauguração da exposição “Barcos com Histórias” terá lugar na próxima sexta-feira, dia 26 de Março, pelas 10 horas, contando com a presença de um grupo de crianças do colégio “O Carrocel” que participará numa “Caça ao Tesouro”. Além desta actividade destinada ao público pré-escolar, durante o período de vigência da referida exposição o Serviço Educativo do Museu de Angra dinamizará um ateliê de escrita intitulado «A ver navios». O agendamento de visitas guiadas acompanhadas da frequência de ateliês, preferencialmente destinado ao público escolar, deve ser efectuado pelo telefone 295213147 ou através do mail
ana.ls.almeida@azores.gov.pt



GaCS/SF/MAH

Sem comentários: