terça-feira, 23 de março de 2010

Governo contratualiza software de informação geográfica para entidades públicas



O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos assinou, hoje, um contrato global de fornecimento de software com a empresa ESRI Portugal, o qual se insere na nova abordagem que o Governo dos Açores pretende adoptar: o desenvolvimento das soluções de Sistemas de Informação Geográfica - SIG nos Açores.

O equipamento contratualizado, um investimento de 905 mil euros, irá servir de suporte ao desenvolvimento e implementação da plataforma tecnológica IDEiA – “Infra-estrutura de Dados Espaciais interactiva dos Açores”. “Este acordo de licenciamento é um dos constituintes principais do projecto IDEiA, uma vez que irá dotar todas as entidades abrangidas dos meios necessários para fazer parte integrante desta infra-estrutura”, sublinhou José Contente.

Estão abrangidos por este acordo, para além de todos os departamentos do Governo Regional, os institutos públicos e as empresas regionais de capitais maioritariamente públicos, sendo-lhes facultado acesso ilimitado a um vasto conjunto de tecnologia ESRI.

De acordo com o governante, “este projecto segue, à semelhança de tantos outros que têm sido desenvolvidos por nós, como sejam o da rede de comunicações do Governo, ou o Sistema de Gestão Documental, a forma que consideramos mais correcta de gerir projectos estruturantes a todo o Governo na área das tecnologias de informação, obtendo-se por via desta gestão centralizada uma poupança significativa de recursos”.

O secretário regional frisou ainda que esta iniciativa resulta da determinação com que o Governo dos Açores tem implementado na Região a directiva comunitária INSPIRE, tanto ao nível da sua componente normativa e técnica, através do projecto Inspire@çores, como no estabelecimento do IDEIA, considerada a maior infra-estrutura do género em Portugal, e que irá abranger todas as entidades utilizadores de SIG da Região.

“Este contrato irá permitir disponibilizar às entidades abrangidas toda a tecnologia de que necessitam para o desenvolvimento dos seus projectos SIG, de uma forma rápida, acessível e sem complexos processos administrativos e, desde já, assegura a manutenção das condições de acesso à tecnologia a médio prazo, de forma a permitir um controlo efectivo de custos, assegurando o planeamento e a concretização de projectos futuros”, acrescenta.

O contrato com a empresa ESRI Portugal – Sistemas e Informação Geográfica, S.A., à qual foi adjudicado o fornecimento de bens e serviços de licenciamento de software, vigora por um período de dois anos.

O objectivo do contrato consiste na aquisição de software ArcGIS Desktop e Desktop Extension, ArcGIS Server e ArcGIS Server Extension e serviços de assistência pós-venda para a globalidade das licenças do mencionado software já existente no Governo dos Açores.

José Contente rematou referindo que “pretende-se, desta forma, assegurar a capacidade que o Governo dos Açores terá de enfrentar novos desafios, num contexto cada vez mais exigente tanto ao nível orçamental, como de competências, através do uso dos seus Sistemas de Informação Geográfica que assumem uma importância primordial para uma correcta gestão dos nossos recursos”.



GaCS/VS

Sem comentários: