quarta-feira, 24 de março de 2010

Governo edita livro "Arquitectura Contemporânea nos Açores"



A Presidência do Governo Regional, através da Direcção Regional da Cultura, acaba de editar o livro “Arquitectura Contemporânea nos Açores”, da autoria de José Manuel Fernandes e Ana Janeiro.

A obra é dividida em três capítulos que abordam a herança histórica – antecedentes dos séculos XV, XVIII e XIX –, a transição dos séculos XX e XXI e o destaque de nove obras contemporâneas qualificadas.

Esta edição, documentada com fotografias de grande qualidade e aparato gráfico, para além de contextualizar a cultura, a geografia e a história dos Açores desde o povoamento até à actualidade, atravessa o percurso histórico da arquitectura açoriana (militar, religiosa, civil e doméstica) enquadrando o urbanismo novecentista. Refere também alguns autores insulares, os temas e obras mais destacadas em diversas ilhas e identifica, sob a perspectiva do autor, algumas obras de arquitectura nos Açores do século XXI com qualidade de inovação, de integração e de recuperação.

Trata-se de uma obra de divulgação que salienta a dimensão estética dos edifícios e seus pormenores e apresenta um estudo das obras propriamente contemporâneas, não descurando a importância da permanência e continuidade histórica de uma qualificada arquitectura regional nos Açores.

José Manuel Fernandes é arquitecto e professor agregado em História da Arquitectura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e pode afirmar-se como profundo conhecedor dos Açores desde há longa data, pelos trabalhos que tem desenvolvido nesta Região.

Ana Janeiro é bacharel em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa e colaborou com José Manuel Fernandes em outras edições sobre arquitectura.

O livro “Arquitectura Contemporânea nos Açores” encontra-se à venda nas lojas de Cultura da Direcção Regional da Cultura e nas livrarias dos Açores.



GaCS/SF

Sem comentários: