quinta-feira, 25 de março de 2010

Descida da criminalidade nos Açores em 2009 é mais do dobro da nacional



O número de crimes nos Açores, ao longo de 2009, baixou 3% face ao ano anterior, mais do dobro do valor da descida da média nacional, que se cifrou nos 1,2 pontos percentuais, e em contraponto com o que se passou na Região Autónoma da Madeira, onde a criminalidade aumentou 5,4% face a 2008, de acordo com dados do Relatório Anual de Segurança Interna, hoje conhecido. Em números absolutos, a Região registou em 2009 10.669 participações, sendo que o total nacional é de 416.058.

No que diz respeito à criminalidade violenta e grave (incluindo roubos na via pública, rapto, sequestro, violação, extorsão e associação criminosa), os Açores encontram-se no grupo das regiões do país com o menor número de crimes, com um total de 240 casos, o que equivale a 2,2% do total de participações criminais na Região e menos de um crime grave por mil habitantes. A média nacional, neste índice, é de 5,8% do total da criminalidade e a da Região Autónoma da Madeira é de 3,6%, com uma taxa de um a dois crimes por cada mil habitantes.

Quanto à tipologia dos crimes, verifica-se pelo Relatório Anual de Segurança Interna 2009 que os Açores registaram uma descida no que toca a crimes contra o património, categoria que representa mais de metade da criminalidade do país, verificando-se, pelo contrário, subidas menos relevantes nos crimes contra pessoas, contra a vida em sociedade, onde se inclui a condução sob o efeito de álcool, e nos crimes de legislação avulsa, categoria onde se inclui o tráfico de estupefacientes.

Em relação ao crime de violência doméstica, verificou-se, no caso dos Açores, uma redução da tendência de subida que se vinha manifestando, registando-se um aumento de cerca de 40 casos relativamente a 2008 (3,4%), enquanto que na Região Autónoma da Madeira a subida nesta categoria específica foi de 8,4% e a nível nacional atingiu os 10%, ainda assim menos de metade da subida que se havia verificado de 2007 para 2008.

O Relatório inclui ainda uma comparação com as taxas de criminalidade registadas na União Europeia a 15, verificando-se que tanto o país como os Açores se encontram muito abaixo da média comunitária, que é de 69,1 crimes por mil habitantes. Já no que se refere à opinião ou percepção pública da criminalidade, Portugal surge a meio da tabela e muito próximo da média dos europeus que consideram a segurança como uma das prioridades dos poderes públicos.




GaCS/SF/SRP

Sem comentários: