quarta-feira, 24 de março de 2010

Governo antecipa intervenção em Água d’Alto prevista na concessão SCUT



Vigilância durante 24 horas por dia, pavimentação do desvio e diligências no sentido de a intervenção prevista na concessão SCUT avance o mais breve possível foram as garantias deixadas ontem em conferência de imprensa, pelo secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, relativamente à instabilidade dos taludes de Água d’Alto.

José Contente afirmou estar em negociações com a Euroscut, que tem um projecto para desenvolver e executar junto às praias, com o objectivo de manter as condições de transitabilidade neste troço de estrada, sobretudo no Inverno.

Para o secretário regional, as condições de segurança serão efectivas no projecto SCUT, neste caso particular, com o Eixo Sul Lagoa/Vila Franca do Campo, com a variante a Água d’Alto e outra a Vila Franca, a par da intervenção na zona balnear junto aos taludes, onde será efectuado um alargamento da plataforma da via e o rampeamento de uma parte do talude, além da protecção da orla marítima a fim de permitir o alargamento da estrada.

As obras em Água d’Alto serão adequadas ao tipo de tráfego, e às necessidades desse troço de estrada que, no futuro, servirá essencialmente quem usa a zona balnear, logo um tráfego muito menor.

O governante referiu que “o Governo Regional vai apelar para que a Euroscut Açores possa antecipar algumas das obras, para o Verão deste ano, a fim de garantir melhores condições de segurança no próximo Inverno. Será uma obra dimensionada para o tipo de utilização que aquela estrada vai passar a ter depois de o Governo ter definido que o eixo de segurança será a via rápida, mas não descuramos a zona balnear e integramos esse projecto na concessão das SCUT.”

O executivo açoriano, atendendo ao tipo de materiais que podem cair até no Verão, investiu anteriormente 700 mil euros numa rede de segurança colocada numa zona que corresponde à bacia de erosão mais pronunciada para que, até a uma altura de 30 metros, pudesse suster a queda de materiais, recordou o governante.

O secretário regional apelou ainda à compreensão dos cidadãos que usam este troço de estrada diariamente, referindo que os cortes de estrada ou o desvio provisório, correspondem à garantia das condições de segurança, “são sacrifícios em nome da segurança, e das obras que faremos na zona sobranceira à praia”.

“Até estarem garantidas as condições de estabilidade do talude, vamos manter a vigilância 24 horas por dia, vamos interromper o tráfego todas as vezes que as condições atmosféricas o exigirem - porque é preferível gastar mais duas horas do que acontecer qualquer acidente perante o risco de um talude instável - e sempre que os técnicos nos digam que é preciso tomar essas medidas de interrupção do trânsito”, disse José Contente.

Entretanto, até que tecnicamente se chegue à conclusão que a estabilização dos taludes já está garantida, o trânsito vai continuar condicionado. O secretário dos Equipamentos acrescentou, neste sentido, que o desvio provisório vai ser pavimentado a fim de melhorar as condições de transitabilidade e conforto “a quem já tem algum condicionamento na passagem de um concelho para o outro”, referiu.



GaCS/VS

Sem comentários: