sexta-feira, 26 de março de 2010

Criação do Centro de Tradições Açorianas ganha novo impulso no Brasil



A criação do “Centro de Tradições Açorianas” ganhou um novo e importante impulso público ao ser defendida, pela voz do presidente Jean Marques Loureiro, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por ocasião da sessão solene comemorativa do 284º aniversário de Florianópolis, onde manifestou “todo o seu apoio” à criação daquele Centro na cidade capital do estado catarinense do Brasil.

Jean Marques Loureiro justificou o seu apoio em nome da cultura que se enraizou nas gentes catarinenses desde a chegada dos primeiros colonos açorianos há mais de 250 anos. A ideia, agora em projecto, tinha já sido apresentada a Carlos César, a 19 de Junho de 2009, aquando da audiência do presidente do Governo Regional, em Ponta Delgada, ao presidente da Câmara Jean Marques Loureiro, que se fez acompanhar do vereador Celso Sandrini, grande impulsionador do projecto.

A cerimónia, ocorrida a 23 de Março no hemiciclo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, contou com a participação, em nome do presidente do Governo Regional dos Açores, do assessor coordenador para os Assuntos Económicos e Cooperação Externa do presidente do executivo açoriano.

Na ocasião, Jean Marques Loureiro fez uma referência e agradecimento especial à participação dos Açores naquele evento tão significativo para o estado brasileiro onde é mais forte e visível a tradição açoriana. José Luís Amaral agradeceu, em nome do presidente do Governo açoriano, tendo tido oportunidade de estabelecer diversos contactos, entre eles, com Prefeito de Florianópolis, Dário Berger.

A convite da Prefeitura, José Luís Amaral participou ainda no I Fórum das Américas para a Mobilidade nas Cidades, tendo apresentado uma comunicação sobre desenvolvimento sustentável. No debate, foi notório o interesse dos participantes nas várias questões colocadas. Para além do interesse geral sobre os Açores, a curiosidade recaiu sobre os transportes marítimos e as acessibilidades, a obra das Portas do Mar, o plano estratégico para a energia, a geotermia e o projecto “Green Islands”, em desenvolvimento nos Açores com a parceria do MIT-Portugal.



GaCS/SF

Sem comentários: